Relatório Técnico - Assessoria para Equidade Racial em Saúde
Relatório técnico que trata da equidade racial em saúde, abordando desigualdades, desafios e possíveis soluções para promover um acesso mais justo aos serviços de saúde.


Relatório técnico que trata da equidade racial em saúde, abordando desigualdades, desafios e possíveis soluções para promover um acesso mais justo aos serviços de saúde.
Este plano de ação tem como objetivo a Institucionalização da Estratégia Antirracista, Implementação de ações afirmativas e Articulação monitoramento e avaliação de políticas públicas com ênfase nas seguintes áreas qualificação de dados, doença falciforme saúde mental e bem viver saúde da população indígena saúde da população quilombola saúde materna e infantil e educação em saúde.
O ponto central deste debate é a associação positiva entre as condições de vida de homens e mulheres, de todas as idades, raças e classes sociais, e o estado de saúde; a concentração de riqueza e de poder afeta a saúde da população em geral e, mais especificamente, da população negra, que vive em sua maioria nas piores condições de vida.
O documento sintetiza as balizas, os pilares que sustentam a política de promoção da igualdade racial em um conjunto articulado de concepções, diretrizes e indicativos de programas e ações que têm como objetivo assegurar êxito e perenidade à implementação de programas e medidas, sobretudo administrativas, destinadas à promoção da igualdade racial.
Esta publicação, contendo o texto da Política, a Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009, e o Plano Operativo pactuado na Comissão Intergestora Tripartite, se destina à orientação de gestores e técnicos na sua implementação.
O Boletim Étnico-Racial de Trabalhadores do Ministério da Saúde insere-se nesse conjunto de iniciativas, apresentando a composição étnico-racial das servidoras e dos servidores ativos e em exercício no Ministério da Saúde.
Este documento tem a finalidade de auxiliar a compreensão das vulnerabilidades e, assim, instrumentalizar a gestão no desenvolvimento de ações e estratégias para prevenção do suicídio e atendimento integral para as faixas etárias mais jovens da população negra.
O objetivo geral do Observatório é o acompanhamento e disseminação da informação relacionadas às populações em situação de vulnerabilidade, no que diz respeito às suas condições de vida e de saúde, por meio de pesquisas empíricas e divulgação de dados.
Estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas para a população negra nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018
Este documento tem por finalidade contribuir para a efetivação dessa política a partir de temáticas prioritárias sobre saúde da população negra que trazem o exercício da reflexão para todas as esferas da gestão.
Este boletim tem como objetivo apresentar alguns indicadores de saúde utilizados na Vigilância em Saúde, considerando a característica de raça/cor, em especial os de morbidade e mortalidade de algumas doenças e agravos monitorados em todo o país.
Este documento tem por finalidade orientar a implementação da PNSIPN por meio de conteúdo informativo que contribua para a operacionalização da política, considerando as especificidades e necessidades regionais.
Esta publicação tem por objetivo orientar a organização da Linha de Cuidado para a Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, no âmbito das Redes de Atenção Integral (RAS), do SUS.
Esta publicação se destina à orientação de gestores e técnicos na implementação da política. Para os conselheiros de saúde e movimentos sociais, ela servirá de base para o acompanhamento de sua execução no âmbito local.
O Painel Temático “Saúde da População Negra” é um instrumento que apresenta dados dos Sistemas de Informação em Saúde, recortes e prioridades epidemiológicas que dialogam com o Plano de Metas contido no II Plano Operativo da PNSIPN.