Notícias
ÉTICA EM PESQUISA
Inaep abre inscrições para encontro nacional sobre ética em pesquisa com seres humanos
A Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, abriu inscrições para o Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa (Encep 2026). A edição deste ano busca impulsionar o diálogo, a formação e a troca de experiências entre os diversos atores do Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Sinep). O evento será realizado em formato híbrido, com programação virtual no dia 24 de novembro e atividades presenciais no dia 27 do mesmo mês, em Brasília. A participação é efetivada via formulário online.
O encontro é voltado para integrantes dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs), pesquisadores, representantes de participantes de pesquisa, instituições e interessados na agenda da promoção da ética em pesquisa com seres humanos no Brasil.
O primeiro dia do Encep abrangerá oficinas em salas temáticas realizadas simultaneamente, com limite de até 20 participantes por ambiente, cuja vagas já foram preenchidas. Os interessados que não conseguiram se inscrever poderão acompanhar as palestras pelo canal da Inaep no YouTube. Os resultados dos debates serão apresentados na etapa presencial.
Já o encontro em Brasília ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com palestras, debates e compartilhamento de experiências sobre os desafios e as perspectivas da ética em pesquisa no país.
CEPs
Assim como a Inaep, os Comitês de Ética em Pesquisa integram o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Eles são colegiados independentes criados para garantir que toda pesquisa científica com seres humanos seja realizada com respeito e segurança.
Na prática, a missão principal dos CEPs é proteger a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar de quem decide colaborar com a ciência. Por isso, antes de iniciar qualquer estudo com pessoas (seja o teste de um medicamento, uma vacina ou até a aplicação de entrevistas e questionários), o projeto precisa ser analisado e aprovado por um CEP. Atualmente, o país possui mais de 910 CEPs em funcionamento.
Inscreva-se para o Encontro Nacional dos Comitês de Ética em Pesquisa (Encep 2026)
Ministério da Saúde