Notícias
CONSULTA PÚBLICA
TabNet alcança recorde histórico de acessos em 2025 e reforça papel da transparência em saúde pública
O TabNet, uma das principais ferramentas de disseminação de dados de saúde pública do Ministério da Saúde, registrou em 2025 o maior número de acessos desde sua criação. Foram contabilizadas mais de 13,9 milhões de consultas apenas neste ano, totalizando 37,9 milhões de acessos entre 2023 e 2025. O resultado evidencia o crescente interesse da sociedade, gestores, pesquisadores, estudantes e órgãos de controle no uso de informações oficiais para subsidiar análises, estudos e tomadas de decisão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, o crescimento expressivo dos acessos reflete a confiança da sociedade nas informações produzidas pelo SUS. "A transparência, a ciência aberta e o uso responsável de dados qualificados são pilares para o fortalecimento do SUS, da democracia e da tomada de decisão baseada em evidências’.
Ao longo de sua trajetória, o TabNet consolidou-se como referência nacional para acesso às informações oficiais do SUS, integrando o conjunto de tabuladores sob a gestão do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde - DEMAS/SEIDIGI, área estratégica da Secretaria de Informação e Saúde Digital responsável pela disseminação qualificada das informações em saúde.
Os Tabuladores do SUS têm a função de disponibilizar, de forma aberta, pública e democrática, dados que abrangem todo o percurso assistencial da população, do nascimento ao óbito, incluindo informações da atenção primária, imunizações, assistência farmacêutica, procedimentos ambulatoriais, internações hospitalares e mortalidade. Ao transformar grandes volumes de dados brutos em informações acessíveis, o TabNet cumpre papel relevante na transparência das políticas públicas de saúde.
Ao garantir acesso amplo e gratuito às informações de saúde, o TabNet promove a cidadania, estimula a produção científica e contribui para que políticas públicas sejam formuladas e avaliadas com base em dados sólidos e verificáveis. Além de uma ferramenta técnica, o TabNet é um instrumento de democratização da informação.
Max de Oliveira
Ministério da Saúde