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Em entrevista, secretária Ana Estela Haddad fala dos avanços da saúde digital no SUS

Entrevistada pelo programa ‘CB Poder’ do Correio Braziliense, titular da área no Ministério da Saúde detalhou as funcionalidades do aplicativo Meu SUS Digital
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Publicado em 30/01/2025 10h49 Atualizado em 30/01/2025 11h14
Entrevista

Foto: Patrícia Rodrigues/MS

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, participou do programa ‘CB Poder’, nesta quarta-feira (29), e destacou os avanços da saúde digital para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a entrevista, a gestora detalhou as inovações e funcionalidades do aplicativo ‘Meu SUS Digital’ e seus benefícios à população, além do crescimento na ampliação da telessaúde na rede pública.

O ‘Meu SUS Digital’ é uma das principais plataformas do programa SUS Digital. O app, que já obteve mais de 50 milhões de downloads, facilita o acesso às informações em saúde e promove a continuidade do cuidado, a transparência e a segurança dos dados dos usuários do SUS. Na entrevista, a secretária lembrou que o aplicativo foi aperfeiçoado, ampliado e, hoje, concentra cerca de 30 funcionalidades. Dentre elas, está a facilidade de acesso ao histórico de vacinação dos cidadãos.

“O aplicativo ajuda as pessoas a terem, de forma digital, a relação de vacinas que elas já tomaram. Esse registro facilita até mesmo em viagens, quando são exigidas imunizações específicas. E se o usuário notar a falta de alguma vacina, basta levar a caderneta física à Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualização no sistema. É uma funcionalidade para todos”, explicou Ana Estela.

Outros recursos que transformaram a saúde digital no SUS também foram citados na entrevista: “Atualmente, os usuários podem incluir o nome social, fazer a autodeclaração étnico-racial, acompanhar a fila de transplantes e gerenciar doações de sangue realizadas pelo ‘Hemovida’, que é um miniaplicativo. Tudo isso colabora para a construção de políticas públicas”.

Durante a conversa, a secretária enfatizou a importância da disponibilização do prontuário unificado dos usuários pelo aplicativo. “A gente sempre disse que os dados de saúde pertencem ao paciente. Ainda que o uso dessas informações seja feito pelos profissionais de saúde, todos têm direito de ter isso em mãos”, reforçou Ana Estela.

Ela também lembrou do Dia Internacional da Proteção de Dados Pessoais, celebrado na última terça-feira (28), que garante o sigilo e privacidade das informações de cada um desses pacientes que utilizam a plataforma. Além disso, a titular da área da saúde digital reforçou que a digitalização dos históricos dessas pessoas no SUS facilita no encaminhamento dos casos. “No contexto de atendimento, o profissional tem acesso aos dados dos usuários, o que garante a continuidade do cuidado. Isso traz mais segurança e qualidade para o tratamento necessário”, disse.

Em casos de usuários que viajam para fora do país, o Brasil está participando do International Patient Summary, uma iniciativa entre países que prevê a criação de um sumário eletrônico que contém informações de saúde do paciente que pode ser acessado por profissionais no exterior durante o atendimento nos países que integram a iniciativa. Ainda em 2025, esse recurso deve ser integrado ao ‘Meu SUS Digital’ por meio de um QR Code, que levará aos principais dados do usuário, entre eles medicamentos de uso contínuo e alergias, por exemplo.

SUS Digital

Para a sistematização da rede pública avançar, o Ministério da Saúde destina recursos a estados e municípios mediante adesão e cumprimento das etapas do Programa SUS Digital, que no ano passado chegou a 100% de adesão em todo o território nacional. “A implementação do programa acontece de forma gradual e leva em consideração as diversas situações de conectividade encontradas no Brasil. Esse é o maior desafio na integração dos dados”, mencionou a secretária.

Ana Estela reforçou, ainda, que todo esse processo passa por qualificações de letramento digital e testes de protótipos com perfis de usuários mais recorrentes, além de ter uma curva de aprendizado para que o aplicativo seja de fácil compreensão e acesso pela população. 

Telessaúde

Durante o bate-papo, a secretária também citou a importância da telessaúde. Criada em 2006, o SUS foi pioneiro na implementação do serviço. O recurso utiliza tecnologias digitais para oferecer teleatendimento, de forma complementar à consulta presencial, e facilita o acesso a médicos especialistas, reduzindo filas de espera e agilizando diagnósticos e tratamentos.

“Distribuir a Telessaúde e levar atenção à saúde para todos os espaços é um desafio não só para o Brasil. O SUS inova na comunicação entre profissionais de saúde pelas teleconsultorias, integrando a atenção primária à atenção especializada”, finalizou.

Ana Freire
Ministério da Saúde

Saúde e Vigilância Sanitária
Tags: saúde digitaltelessaúdeteleatendimentotecnologia
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