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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2020 Junho O que é o Centro de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19?
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Notícias

ATENÇÃO P´RIMÁRIA

O que é o Centro de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19?

Essa estratégia pode ser solicitada por todos os municípios do país. Saiba o que é necessário implementar o serviço.
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Publicado em 18/06/2020 00h00 Atualizado em 18/07/2023 16h20

Com o lançamento da estratégia dos Centros de Atendimento, o Ministério da Saúde busca conter a transmissibilidade do coronavírus ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, assim atuando na identificação precoce dos casos, com o adequado manejo das pessoas com síndrome gripal (SG) e Covid-19.

A Nota Técnica nº 18 contém diretrizes relacionadas à Portaria nº 1.445, de 29 de maio de 2020, que instituiu os Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 na APS. O principal objetivo desses estabelecimentos é o atendimento dos casos de SG leve, causada ou não pelo coronavírus. A proposta é que o serviço componha o fluxo de cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS), atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência ou rede hospitalar.

Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação dos Centros de Atendimento busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que os demais serviços da APS continuem atuando em suas atividades essenciais, como acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras. É fundamental garantir a continuidade do cuidado às pessoas que são acompanhadas periodicamente pelas equipes de Saúde da Família (eSF), equipes de Atenção Primária (eAP) e demais equipes e serviços da APS.

A solicitação do credenciamento deve ser feita pela plataforma e-Gestor AB, e os centros devem ser implantados em locais estratégicos territorialmente, com base em avaliação epidemiológica, de demanda e cobertura assistencial local. Nesse sentido, os Centros de Atendimento podem ser a referência para o monitoramento de SG e Covid-19 ou podem comunicar os outros serviços da atenção primária e vigilância para realizarem o monitoramento dos usuários sob sua responsabilidade.

Infraestrutura dos Centros de Atendimento
O espaço físico mínimo é uma exigência para a transferência de incentivo financeiro referente aos Centros de Atendimento,  que é definido segundo três tipologias. Os gestores podem adaptar as salas já existentes no estabelecimento de saúde a fim de garantir a instalação adequada desses ambientes. Recomenda-se que os consultórios sejam mantidos abertos, bem arejados e limpos com frequência. Deve-se assegurar distanciamento mínimo entre o profissional e o usuário do serviço e garantir a oferta de máscaras cirúrgicas para os usuários sintomáticos respiratórios logo na entrada dos estabelecimentos de saúde.

Diferenças por tipologia

Tipologias

Tipo 1 para municípios de até 70.000 habitantes

Tipo 2 para municípios de 70.001 habitantes a 300.000 habitantes

Tipo 3 para municípios acima de 300.000 habitantes

Ambientes

-   1 consultório

-   1 sala de acolhimento

-   1 sala de isolamento

-   1 sala de coleta

-   2 consultórios

-   1 sala de acolhimento

-   de 1 a 2 salas de isolamento

-   1 sala de coleta

-   3 consultórios

-   2 salas de acolhimento

-   de 2 a 3 salas de isolamento

-   1 sala de coleta

Horário de funcionamento

40 horas semanais

40 horas semanais

40 horas semanais

Carga horária mínima por categoria profissional

Médico 40 horas

Médico 80 horas  

Médico 120 horas

Enfermeiro 40 horas

Enfermeiro 80 horas  

Enfermeiro 120 horas

Técnico ou auxiliar de enfermagem 80 horas  

Técnico ou auxiliar de enfermagem 120 horas  

Técnico ou auxiliar de enfermagem 160 horas

Incentivo financeiro

R$ 60 mil

R$ 80 mil

R$ 100 mil

Para saber mais sobre credenciamento, organização e cadastro, entre outros requisitos para implementação dos Centros de Atendimento, acesse a Nota Técnica nº 18 e a Portaria nº 1.445.

Leia também: Apresentação sobre os Centros de Atendimento e Centros Comunitários

Tags: atenção primária
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