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Notícias

ATENÇÃO P´RIMÁRIA

Tecnologia auxilia no enfrentamento da COVID-19

O teleatendimento vai auxiliar gestores e equipes de saúde na organização dos serviços ofertados à população durante o período de transmissão comunitária no país.
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Publicado em 09/04/2020 00h00 Atualizado em 18/07/2023 14h58

O Ministério da Saúde (MS) tem adotado estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para ajudar a diminuir a propagação do novo coronavírus, mas sem deixar a população desassistida durante as medidas de distanciamento social e nos casos de isolamento domiciliar. Por isso, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) recomenda o uso do teleatendimento como alternativa para ofertar cuidado qualificado aos cidadãos sem que haja exposição desnecessária ao vírus, tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde.

O teleatendimento pode ser feito por telefone e WhatsApp. As consultas a distância devem seguir protocolos já estabelecidos e ser realizadas através de escuta qualificada e avaliação de resultados de exames. Outra forma de colocar em prática o teleatendimento é usando as redes sociais para convidar os usuários cadastrados em sua unidade de saúde a participar de grupos virtuais de acolhimento e até de grupos de atividade física em tempo real. Nesses espaços, os profissionais podem compartilhar, com a comunidade que habitualmente atendem, cuidados terapêuticos e informações relacionadas à saúde.

De acordo com o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, a oferta de teleatendimento ajuda no enfrentamento da COVID-19, levando informações e orientando sobre o momento oportuno de procurar a rede de atenção, além de dar continuidade ao cuidado que já era oferecido nas unidades de saúde da APS diariamente. “Queremos evitar ao máximo o esgotamento dos serviços presenciais de saúde, e contamos com auxílio remoto dos profissionais de saúde, evitando, assim, a contaminação da frente de trabalho no enfrentamento da pandemia e a transmissão do vírus”, afirma o dirigente da Saps/MS.

Teleatendimento na prática
Para executar o serviço, os gestores locais e profissionais das equipes de saúde da APS precisam seguir algumas recomendações:

  • O teleatendimento pode ocorrer por meio de computador, celular ou telefone fixo de uso institucional ou pessoal;
  • O gestor municipal deve dar condições para que os receituários emitidos por esses profissionais cheguem a esses pacientes de forma eletrônica ou física;
  • O gestor pode usar recursos do programa de apoio à informatização da Atenção Primária para contratação em comodato dos equipamentos que vão permitir a realização dos teleatendimentos;
  • Os teleatendimentos devem ser registrados no Prontuário Eletrônico do Cidadão ou nas Fichas de Coletas de Dados Simplificadas (CDS), da mesma forma que as consultas presenciais; o gestor local deve garantir condições para realização do registros.

A assistência deve ser pautada na necessidade do usuário, sempre respeitando a longitudinalidade e a integralidade do cuidado. Se durante a consulta for observada a necessidade, o profissional deverá avaliar a urgência do caso e solicitar atendimento presencial.

O atendimento clínico a distância é entre profissional de saúde e paciente. O Ministério Saúde publicou a Portaria nº 467, de 20 de março, para permitir, em caráter temporário e excepcional, a interação direta remota entre profissionais de saúde e pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), da saúde suplementar e privada.

Para mais informações, acesse o site: https://aps.saude.gov.br/ape/corona

Tags: atenção primária
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