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Notícias

Projeto Lean reduz em 45% tempo do paciente nas emergências

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Publicado em 13/12/2018 14h17 Atualizado em 01/11/2022 12h00

Participaram da primeira etapa 16 hospitais. Agora, outros 20 hospitais passam a integrar a iniciativa que visa diminuir a superlotação nas emergências, totalizando 36 instituições atendidas em 16 estados e o DF

O Projeto Lean nas Emergências conseguiu diminuir em 45% o período de espera entre a triagem e o primeiro atendimento médico. Após a intervenção em 16 hospitais que participaram da primeira fase do projeto, esse tempo passou de 3h para, em média, 1h30. Considerando o período desde a entrada na unidade de saúde, passando pela triagem, consulta, administração de medicamentos e exames, até a alta médica, o paciente que busca atendimento nessas emergências passa, agora, duas horas a menos no pronto-socorro - uma redução de 37%, passando de 7h para 5h.

Esses são os resultados da implantação do projeto Lean nas Emergências que completa um ano e teve a segunda etapa lançada pelo Ministério da Saúde no último mês, em uma parceria com o Hospital Sírio Libanês, envolvendo mais 20 hospitais de 13 unidades da federação. Até 2020, a meta é intervir na gestão de 100 hospitais.

O secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, destaca que reduzir a superlotação nas emergências das unidades públicas e filantrópicas de todo o país é o objetivo do Projeto Lean nas Emergências. “Nossa meta é reduzir desperdícios, o excesso de burocracia na chegada, permanência e saída do paciente do pronto-socorro, além do retrabalho a partir de etapas desnecessárias. Com isso, garantimos mais acesso e mais agilidade no atendimento ofertado ao cidadão, que não se desgasta com o tempo de espera excessivo entre os procedimentos”, avaliou.

[note style="2"] → Acesse a página do Lean nas Emergências [/note]

LEAN NAS EMERGÊNCIAS

É uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. A metodologia do projeto visa melhorar a gestão nas emergências racionalizando recursos, reduzindo desperdícios e otimizando espaços e insumos para diminuir a superlotação nas urgências hospitalares. Essas ações facilitam o acolhimento e atendimento dos pacientes nos prontos-socorros dos hospitais.

  • Projeto reduz superlotação nas emergências dos hospitais

Os hospitais que participam da iniciativa passam por um processo de intervenção, fase onde profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam os prontos-socorros e se reúnem com gestores e profissionais dos estabelecimentos para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean, bem como capacitar as equipes. Essa fase dura, em média, seis meses e, após o término desse período, os hospitais passam por uma etapa de controle, por mais seis meses, para garantir a transformação no gerenciamento dos hospitais e que esses novos hábitos e padrões continuem mesmo após o fim das visitas.

A METODOLOGIA

O modelo de trabalho foi criado na indústria automobilística japonesa para aumentar a produtividade e a eficiência no cenário pós 2ª Guerra Mundial. O Sistema Lean, que pode ser traduzido como produção enxuta, foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos do ocidente. E, a partir da década de 90, houve uma adaptação para utilização na área da Saúde.

No SUS, o projeto Lean nas Emergências busca organizar fluxos internos para otimizar recursos, espaços e insumos. Para isso, utiliza-se ferramentas, como o NEDOCS, que mede a superlotação a partir de parâmetros como taxa de ocupação dos leitos, número de leitos, tempo de passagem pela urgência até a alta.

Entre as propostas da metodologia Lean nas Emergências nos 16 hospitais participantes foi a identificação do tempo de atendimento e de maior fluxo na porta da emergência geral e, desta forma, alocar recursos humanos nos horários de maior fluxo de pacientes, o que agiliza o atendimento e reduz o tempo de espera.

Os 20 hospitais selecionados para a nova etapa do projeto

[table]

UF

CIDADE

HOSPITAL

BA

SALVADOR

Hospital Municipal de Salvador

DF

DISTRITO FEDERAL

Hospital Regional de Taguatinga

RS

PORTO ALEGRE

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

BA

SALVADOR

Hospital do Subúrbio

PR

LONDRINA

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Londrina

CE

FORTALEZA

Hospital Geral Dr. César Cals

MG

MONTES CLAROS

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros

PA

BELEM

Hospital Ophir Loyola

ES

VITORIA

Hospital Estadual de Urgência e Emergência

PI

TERESINA

Hospital de Urgência de Teresina

AL

MACEIÓ

Hospital Geral do Estado de Alagoas – Prof. Osvaldo Brandão Vilela

SC

JOINVILLE

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt

PE

RECIFE

Hospital Agamenon Magalhães

MA

SÃO LUIS

Hospital Municipal Dr. Clementino Moura

MG

BELO HORIZONTE

Hospital das Clínicas da Univ. Federal de Minas Gerais

RS

PORTO ALEGRE

Associação Hospitalar Vila Nova

SC

JOINVILLE

Hospital Municipal São José

BA

SALVADOR

Hospital Geral Roberto Santos

ES

VILA VELHA

Hospital Antônio Bezerra de Farias

PR

CASCAVEL

Hospital Universitário do Oeste do Paraná

Os 16 hospitais que já participam do projeto

UF

CIDADE

HOSPITAL

CE

Fortaleza

Hospital de Messejana

DF

Brasília

Hospital de Base do Distrito Federal

DF

Ceilândia

Hospital Regional de Ceilândia

ES

Vitória

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

GO

Goiânia

Hospital de Urgências Gov. Otávio Lage de Siqueira - HUGOL

MG

Belo Horizonte

Hospital Metropolitano Odilon Behrens

MG

Uberlândia

Hospital de Clínicas de Uberlândia

PR

Curitiba

Hospital universitário Estadual de Londrina

PR

Curitiba

Hospital do Trabalhador de Curitiba

RR

Boa Vista

Hospital Geral de Roraima

RS

Rio Grande do Sul

Hospital Cidade Passo Fundo

SC

São José

Hospital Regional São José

SP

São Paulo

Hospital Geral do Grajaú

SP

São Paulo

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP

SP

Guarulhos

Hospital Geral de Guarulhos

TO

Palmas

Hospital Geral de Palmas

[/table]

Por Nicole Beraldo, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3580 / 3315

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