Notícias
VIGILÂNCIA
Pernambuco recebeu mais de 602 mil testes RT-PCR desde o início da pandemia
Mais de 602 mil testes RT-PCR já foram enviados para o estado de Pernambuco. O objetivo é diagnosticar casos de Covid-19 e todas as variantes do vírus. No total, mais de 32,2 milhões de reações desse tipo foram enviadas para todos os estados e o Distrito Federal. A pasta é responsável pela aquisição, distribuição aos estados e monitoramento dos insumos.
Atualmente, o Brasil conta com 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), três centros nacionais de referência (NIC) e laboratórios colaboradores, capacitados a realizar teste diagnóstico para a detecção do SARS-CoV-2 pela metodologia RT-PCR em tempo real. O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição, distribuição aos estados e monitoramento dos insumos.
Para realizar a testagem, a amostra de secreção respiratória para o RT-PCR é sempre colhida por um profissional de saúde. O diagnóstico é feito por biologia molecular, que permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus Sars-Cov-2 na amostra coletada. O exame pode ser feito por qualquer pessoa sintomática.
Vacinação
A vacinação é o principal pilar para enfrentamento da Covid-19. Por isso, foram enviados para Pernambuco mais de 23,8 milhões de imunizantes. Desses, mais de 21,5 milhões já foram aplicados nos braços da população.
O Ministério da Saúde enfatiza a importância da vacinação e de reforçar a imunização em tempo oportuno. Essa etapa é fundamental para evitar formas graves da doença.
Ministério da Saúde