Notícias
PROTEÇÃO
Quase 900 mil doses da vacina contra poliomielite já foram aplicadas em Minas Gerais desde o início da campanha
Mais da metade dos municípios de Minas Gerais atingiram a meta maior ou igual a 95% da vacinação contra a poliomielite em crianças de um a menores de cinco anos. Em todo o estado, já foram aplicadas quase 900 mil doses do imunizante, desde o início da campanha, em 8 de agosto.
Conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma situação de saúde grave e incapacitante. Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, prisão de ventre, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
Esquema Vacinal
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de dois meses até menores de cinco anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal preconizado é composto por três doses de Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com a Vacinal Oral de Poliomielite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a poliomielite, seguem disponíveis para a população brasileira durante todo o ano.
Ministério da Saúde