Notícias
PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS
Goiás: cerca de 60% do público-alvo está imunizado contra poliomielite
Até o momento, Goiás vacinou mais de 242,8 mil crianças de 1 a menores de 5 anos contra a poliomielite. Esse número equivale cerca de 60% do público-alvo, que conta com um pouco mais de 405 mil pequenos goianos. Apesar do fim da campanha nacional, todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, seguem disponíveis para a população brasileira, ao longo do ano, nas mais de 38 mil salas de vacinação espalhadas pelo País.
Toda a população com menos de 5 anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
**Referência mundial**
O Brasil é uma das referências mundiais em imunização e possui um dos maiores programas de vacinação do mundo. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica anualmente média de 100 milhões de doses, e o Sistema Único de Saúde (SUS) tem capacidade de vacinar cerca de 1 milhão de pessoas por dia em todo o Brasil.
Algumas doenças estão eliminadas devido à vacinação, mas a ocorrência de baixas coberturas vacinais pode causar a reintrodução dessas doenças no País, voltando a ser um problema de saúde pública. O Brasil já eliminou cinco doenças com a imunização:
• Poliomielite (paralisia infantil);
• Síndrome da Rubéola Congênita;
• Rubéola;
• Tétano Materno e Neonatal;
• Varíola.
Ministério da Saúde