Notícias
VIGILÂNCIA PERMANENTE
Amapá é o segundo estado brasileiro com menos casos de dengue em 2022
O Amapá é o estado com o segundo menor número de casos de dengue em 2022, aponta o 36º Boletim Epidemiológico sobre arboviroses. Até a 37ª semana epidemiológica deste ano, foram apenas 204 casos reportados em todos os municípios da região. Isso equivale a uma incidência de 23,2 confirmações para cada 100 mil habitantes. O número é 27 vezes menor que a média nacional, de 631,3 casos para cada 100 mil pessoas.
chikungunya e zika Vírus também estão em baixa. A primeira conta com 30 casos prováveis até o momento enquanto a segunda tem apenas 19 em todo o Amapá, o que dá uma média de 3,4 e 2,2 respectivamente. O bom desempenho é condizente com a média da região Norte, de 228,5/100 mil, no caso da dengue e 77,9 para chikungunya, 4,6 para zika.
Embora bastante positivo, o dado não significa que a população possa relaxar com o combate ao Aedes aegypti. Isso porque características regionais podem favorecer uma maior proliferação do mosquito a partir de novembro. É com foco em prevenção que o Ministério da Saúde mantém contato com estados e municípios e planeja ações específicas para cada localidade, além daquelas gerais.
Só neste ano, já foram enviadas 78,2 milhões de pastilhas de larvicida para o tratamento de recipientes/depósitos de água, 6,3 mil kg de inseticida para o tratamento residual em pontos estratégicos e 209,3 mil litros de Imidacloprido 3% + Praletrina 0,75% para aplicação especial. É importante que a população esteja atenta aos possíveis focos do mosquito para evitar a contaminação e aos sintomas da doença.
Jéssica Ferreira
Ministério da Saúde