Notícias
MULHER VIVER SEM VIOLÊNCIA
Segundo Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado no Distrito Federal, em São Sebastião
O Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) de São Sebastião/DF foi inaugurado nesta sexta-feira (9). A obra tem 270 m² de área construída e recebeu investimento de R$ 1,7 milhões do governo federal e R$ 594 do governo do Distrito Federal. O espaço oferecerá acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, como acompanhamento psicossocial e orientação e encaminhamento jurídicos necessários. A unidade conta ainda com salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca com fraldário, recepção, copa, depósito, salas administrativas, espaços de convivência interno e externo com paisagismo, além de estacionamento.
MMulheres no Distrito Federal
São Sebastião conta com uma população de 2.982.818 habitantes, sendo 1.474.595 mulheres (49,4%), segundo estimativa do Censo de 2024.
Além da unidade de São Sebastião, o Ministério das Mulheres também está implementando CRMBs em Sol Nascente e Sobradinho II, frutos da parceria com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Nesta semana foi inaugurado o CRMB de Recanto das Emas. Outras ações do ministério acessadas pelo DF são a adesão ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e à política que reserva 8% das contratações públicas para mulheres vítimas de violência. Em novembro de 2024, o DF também assinou o acordo de cooperação com o Ministério das Mulheres para estabelecer um fluxo coordenado para envio, recebimento e monitoramento de denúncias feitas à Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180.
Ampliação da Rede de Atendimento
Os Centros de Referência da Mulher Brasileira integram os eixos de atuação do Programa Mulher Viver sem Violência, juntamente com as Casas da Mulher Brasileira e o Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher. Ao todo, mais 11 Centros de Referência da Mulher Brasileira estão previstos para serem entregues em 2025 no país. Outras 18 unidades estão em implementação em diferentes fases, além de 27 Casas da Mulher Brasileira. É possível acompanhar a construção das novas unidades das Casas e dos Centros de Referência através do Painel de Monitoramento, no site do Ministério das Mulheres: gov.br/mulheres/casadamulherbrasileira.