Notícias
FORMAÇÃO
MDIC avalia sucesso de capacitação em negociações entre ICT-empresa
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) realizou, nesta terça-feira (27/10), o workshop de encerramento do Curso de capacitações em negociação entre ICT-empresa. O evento trouxe um balanço das ações realizadas desde o início da programação e contou com as participações de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro no projeto, e servidores de diversos órgãos do governo.
O projeto é uma entrega prevista no Plano de Ação 2025-2027 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), sob a coordenação do MDIC, em parceria com o BID e executado pela ClarkeModet Brasil, consultoria especializada em propriedade intelectual.
Em sua fala de abertura, o secretário de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Pedro Ivo Sebba Ramalho, destacou dentre os desafios identificados, e que motivaram a oferta da formação, a integração entre indústrias e as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), além da necessidade de mobilização do conhecimento especializado.
“A gente capacitou 293 profissionais de empresas e ICTs nas cinco regiões do Brasil, em cursos presenciais e remotos. Fizemos um processo bastante consistente, o que gerou muitas horas de treinamento. Com isso, reforçamos o nosso compromisso, o compromisso do governo Lula, com a centralidade do tema da propriedade intelectual para o desenvolvimento econômico e social,” enfatizou o secretário.
No mesmo sentido, o representante do BID, Michael Hennssey, ressaltou a satisfação em contribuir para a formação de profissionais. Além disso, destacou o grande interesse e carência de cursos acessíveis na área e a grande relevância do desenvolvimento dessas habilidades, uma vez que foram registrados mais de 650 inscritos para o curso.
Hennssey afirmou, ainda, que “essa agenda é muito cara dentro do BID e por isso a gente (BID) vem apoiando temas como propriedade intelectual que pode ter um impacto muito importante em termos de produtividade e impacto social”.
O curso
Gratuito e com carga horária de 16 horas, o curso abordou temas como estratégias de prospecção de parceiros, negociação em acordos de transferência de tecnologia, estruturação de contratos de licenciamento e colaboração, valoração de ativos de propriedade intelectual, entre outros conteúdos. Também foram realizadas dinâmicas de grupo entre representantes de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas. Além de passar conteúdo especializado, um dos objetivos do curso também foi a troca de experiências e perspectivas entre profissionais de inovação de ICTs e de empresas, para contribuir para essa aproximação de atores fundamentais do ecossistema de inovação brasileiro.