Após amplo diálogo entre o governo e o setor produtivo, o Brasil dá um passo decisivo em direção à neoindustrialização. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), recriado em 2023, após 8 anos desativado, apresenta ao país a nova política industrial que vai impulsionar o desenvolvimento nacional até 2033.
A nova política busca melhorar diretamente o cotidiano das pessoas, estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, ampliar a competitividade da indústria brasileira, nortear o investimento, promover melhores empregos e impulsionar a presença qualificada do país no mercado internacional.
Na Nova Indústria Brasil as seis missões se articulam em um conjunto de princípios que devem ser entendidos como transversais a todas as ações de desenvolvimento industrial empreendidas pelo Estado Brasileiro. Os princípios da Nova Indústria Brasil definidos pela Resolução nº 1 do CNDI, de 06/07/2023, colocam a indústria como instrumento para superação dos grandes gargalos da nossa sociedade. Isso quer dizer que eles devem estar por trás das ações, políticas e instrumentos empreendidos pelo Estado Brasileiro com vistas ao desenvolvimento industrial.
São princípios da Nova Indústria Brasil:
- inclusão socioeconômica;
- equidade, em particular de gênero, cor e etnia;
- promoção do trabalho decente e melhoria da renda;
- desenvolvimento produtivo e tecnológico e inovação;
- incremento da produtividade e da competitividade;
- redução das desigualdades, incluindo as regionais;
- sustentabilidade;
- inserção internacional qualificada.
Os princípios orientam a elaboração das agendas das missões específicas dialogando com objetivos específicos para a organização de cada missão.
Confira as versões aqui.
Fale conosco: cndi@mdic.gov.br