Plano Nacional de Economia Circular
O Plano Nacional de Economia Circular é um instrumento do governo federal que acompanha a tendência global de repensar o crescimento econômico com foco na sustentabilidade. O documento apresenta 18 macro-objetivos e 71 ações para implementar a circularidade na economia brasileira nos próximos 10 anos.
A versão final - aprovada pelo Fórum Nacional no dia 08 de maio de 2025 - indica diretrizes, metas e iniciativas coordenadas para consolidar a economia circular no país, incentivando a eficiência no uso de recursos naturais, a geração de empregos verdes e a redução de impactos ambientais.
O planejamento decenal detalha os cinco eixos da ENEC e norteia os trabalhos a serem desenvolvidos em diferentes setores da sociedade e da indústria, além das três esferas governamentais.
A elaboração do material contou com a colaboração de diversos ministérios e agentes parceiros, e foi submetida à consulta pública entre fevereiro e março de 2025, permitindo a participação de cidadãos, especialistas, empresas e organizações.
A aplicação efetiva do Plano contribui para o sucesso da transformação ecológica prevista pela Nova Indústria Brasil, para o fortalecimento da competitividade industrial nacional e, ainda, eleva o país a posições de destaque em práticas econômicas circulares.