Sistemas Internos de Governo
A governança da administração pública federal ocorre por meio de sistemas institucionais criados por intermédio de legislações e normas. No Brasil, em sua maioria, eles são suportados por sistemas de informações que apoiam a tomada de decisão dos gestores dos órgãos públicos tendo estes a mesma denominação ou outras específicas.
Esta estrutura foi criada por intermédio do Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, que implementou reorganização da administração pública federal baseada nos princípios do planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle. Tal legislação definiu em seu art. 30, a organização centralizada de algumas atividades sob a forma de sistemas, com vistas a implantação de uma coordenação mais eficiente, padronizada e transparente para a Administração.
Principais sistemas institucionais
- Sistema Nacional para a Transformação Digital – SinDigital
- Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI
- Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG
- Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - Siop
- Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC
- Sistema de Serviços Gerais - SISG
- SISCOR - Sistema de Correição do Poder Executivo Federal
- Sistema de gestão de parcerias
- Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Siga)
- PagTesouro
- Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC)