Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Governo Digital
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Notícias Gestão lança soluções para a Infraestrutura Nacional de Dados durante a Semana da Inovação 2025
Info

Notícias

SEMANA DE INOVAÇÃO

Gestão lança soluções para a Infraestrutura Nacional de Dados durante a Semana da Inovação 2025

Medidas envolvem ações de Inteligência Artificial, governança de dados, capacitação, compartilhamento de dados e novidades na Caixa Postal GOV.BR
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 01/10/2025 18h11 Atualizado em 20/10/2025 10h10

Translator

dados5.jpg

Secretário detalha lançamentos da Infraestrutura Nacional de Dados durante Semana da Inovação 2025. Crédito: André Corrêa

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aproveitou a Semana de Inovação 2025 para apresentar uma série de iniciativas e soluções no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados (IND), a chamada “base de dados do Brasil”. Nesta quarta-feira (1º/10), durante o painel “Lançamentos: governança de dados e inteligência artificial no âmbito da IND”, a pasta anunciou cinco novas medidas para facilitar o acesso a benefícios sociais e serviços públicos, com foco no lema “um governo para cada pessoa”. A Semana de Inovação acontece na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) até amanhã (02/10).

A IND é um conjunto de normas, políticas, ferramentas e pessoas para transformar o uso de dados em estratégia para ampliar a cidadania com transparência e segurança. Uma das novidades que mais chama a atenção é a versão beta do Framework de Autoavaliação de Impacto Ético – ferramenta para suporte à avaliação de riscos e de efeitos éticos no uso de Inteligência Artificial (IA), um pilar da transformação digital promovida pelo governo federal.

“Esse framework vai ajudar os órgãos a avaliarem os riscos de implantação e a serem éticos no uso de Inteligência Artificial no serviço público, assegurando que a tecnologia seja aplicada de forma responsável e em benefício da sociedade”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Isso é importante porque é um dos primeiros documentos do Executivo Federal orientando sobre essa questão, uma inovação que pode ser utilizada inclusive para a regulamentação da IA no Brasil”, completou.

Na prática, o framework servirá como roteiro de perguntas que uma equipe de projeto de IA precisa responder para, por exemplo, garantir que a solução não atinja direitos fundamentais dos cidadãos. O processo funciona em duas etapas principais:

1. Avaliação de Riscos: a equipe responde um questionário rápido para identificar o nível de risco do projeto de IA. Com base nas respostas, o sistema é classificado em risco Baixo, Médio, Alto ou Excessivo (nesse caso, a sugestão é interromper o projeto para reavaliação). 

2. Questionário Principal: Dependendo do nível de risco encontrado na etapa anterior, a equipe é direcionada para um questionário mais detalhado.

Ao final, a ferramenta gera um relatório que oferece recomendações práticas para aprimorar os pontos identificados e sugere cursos e materiais de capacitação. O objetivo é estimular as equipes a refletirem sobre os impactos de suas soluções de IA, preferencialmente antes da sua adoção no serviço público.

Cartilha de prompt

Outra medida lançada pelo ministério durante a semana de inovação é a nova Cartilha de Prompt para IA Generativa. A proposta é orientar servidores públicos sobre o uso eficaz e responsável das ferramentas de IA, além de auxiliar na criação de instruções, os chamados prompts, de forma clara e objetiva. “Nosso objetivo com essa nova cartilha é otimizar as atividades de rotina de todas as pessoas servidoras públicas. Esse trabalho é uma continuação da Cartilha de IA Generativa, que lançamos no início do ano”, explica Mascarenhas.

Um caso de aplicação da cartilha é a análise de dados de atendimento ao cidadão. Para essa situação específica, o novo guia, inclusive, já fornece ao servidor uma sugestão de prompt a ser usada pelo servidor, nos seguintes termos:

Você é analista de dados em um órgão público. Analise a planilha de atendimentos ao cidadão que estou anexando, contendo dados por mês, tipo de solicitação, tempo médio de resposta e canal utilizado (presencial, telefone ou online). Gere um relatório em linguagem clara com os principais padrões identificados, pontos críticos (ex.: aumento de demanda ou demora na resposta), e sugestões iniciais de melhoria. Apresente os resultados com apoio de tabelas resumidas e, se possível, gráficos.

Assim, o prompt define o papel da IA (analista de dados), o tipo e a fonte de informação (planilha com colunas específicas), o objetivo da análise (identificar padrões e pontos críticos) e o formato da resposta (relatório com tabelas e gráficos). Essa instrução dá à IA um direcionamento claro, permitindo que ela produza uma análise útil e aplicada à gestão pública. “Esse é apenas um exemplo de como a IA pode auxiliar no dia a dia dos servidores públicos. A nova cartilha traz vários outros”, disse o secretário.

Novas Trilhas de Capacitação

Na oportunidade, o MGI, representado pela Secretaria de Governo Digital (SGD), também lançou três novas trilhas de capacitação em IA. Desta vez, o objetivo é formar os servidores dentro dos seguintes perfis específicos:

  • Agente público: servidor que utiliza as ferramentas no dia a dia;

  • Altas lideranças: servidores em cargos de gestão e que tomam decisões e patrocinam os projetos e iniciativas; e

  • Gestor de TIC: gestores de TI dos órgãos e responsáveis por conduzir projetos.

O desenvolvimento dessas novas trilhas é uma iniciativa do Núcleo de IA do governo federal. Além do MGI, participam desse grupo órgãos como o MCTI, Enap, UnB, Serpro, Dataprev e a Finep. Os novos cursos estarão em breve na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G) da Enap.

Governança de Dados

Ainda durante o painel, o MGI também lançou o Guia da Política Interna de Governança de Dados. Cada órgão precisará publicar essa política interna em breve, assim que o novo Decreto da Política de Governança de Dados for publicado. No momento, o ministério está analisando as contribuições encaminhadas pela sociedade na consulta pública realizada entre julho e agosto. “Estamos nos adiantando para auxiliar o trabalho dos órgãos, que terão em breve que se dedicar a esse trabalho”, falou Mascarenhas.

Outra medida que envolve gestão de dados é o lançamento de cinco novas APIs no Conecta GOV.BR. Esse programa possibilita a troca automática e segura de dados entre órgãos públicos para que o cidadão não tenha de reapresentar informações que o governo já dispõe. As novas APIs, que estarão disponíveis em breve, são: três do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), do MDA, disponíveis em outubro; uma da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), também prevista para outubro; e uma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Desde o início de 2023, já foram realizadas mais de 1,7 bilhão de trocas de informações entre os sistemas. No período, a integração de dados entre diferentes sistemas a partir do Conecta GOV.BR atingiu uma redução de gastos de cerca de R$ 8 bilhões desde o início de 2023 até o primeiro semestre de 2025.

Novidades na Caixa Postal GOV.BR

Por fim, a última inovação divulgada pelo ministério está na Caixa Postal GOV.BR. Agora, os órgãos já poderão fazer os seus envios incluindo a notificação push com um lembrete no app GOV.BR. Antes, essa integração não existia. Além disso, foi criada uma ferramenta de avaliação de utilidade da informação. Até o momento, a SGD/MGI já recebeu mais de 110 mil avaliações dessas mensagens enviadas, com uma taxa de aprovação de 96%.

Lançada em fevereiro deste ano pela pasta da Gestão, em parceria com o Serpro, a Caixa Postal GOV.BR permite o envio de informações personalizadas do governo para cada pessoa usuária da plataforma, de maneira integrada e centralizada, sem o risco de fraudes. A funcionalidade está disponível para todos os órgãos da Administração Pública Federal, que podem solicitar à SGD a integração com a ferramenta. Ao todo, mais de 10 milhões de envios relativos a políticas públicas foram realizados.

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca