
Objetivo
Potencializar a evolução dos serviços digitais para garantir uma entrega mais moderna, eficiente e centrada no cidadão, de acordo com a Estratégia Federal de Governo Digital. Os selos representam conquistas alcançadas pelos órgãos e entidades que avançam na transformação dos seus serviços digitais.
Para quais serviços
Todos os serviços digitais ou parcialmente digitais fazem parte da jornada em busca dos Selos de Maturidade Digital.
Como fazer
Para conquistar os Selos de Maturidade Digital, o órgão ou entidade precisa cumprir missões que fortalecem a entrega digital: integrar o Login GOV.BR, disponibilizar o serviço em múltiplos canais, garantir informações úteis e claras, digitalizar todas as etapas e ativar a avaliação pelo cidadão para medir a satisfação do usuário.

Conheça os Selos de Maturidade Digital
Os Selos de Maturidade Digital, desenvolvidos pelo LabQ, são uma inovação criada para apoiar a qualificação de serviços públicos digitais. Eles indicam, de forma visual e prática, se o serviço atende aos padrões estabelecidos pela Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) e pela Portaria nº 1.083/2025
Cada selo é um desafio a ser superado. Como em um jogo, cada etapa vencida demonstra o compromisso do órgão em evoluir a oferta digital dos seus serviços, celebrando os avanços e inspirando novas melhorias.
A jornada pode ser acompanhada pelo Painel de Gestão da Qualidade de Serviços Digitais pelos gestores e editores de serviços.
Atributos de cada conquista
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Tudo digitalO Selo Tudo Digital é concedido ao serviço que venceu o desafio de digitalizar todas as etapas possíveis — da solicitação à conclusão — permitindo que o cidadão resolva tudo online, sem necessidade de deslocamento ou uso de papel. |
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Avaliação pelo cidadãoEsse selo reconhece o serviço que integrou a ferramenta oficial de Avaliação de Satisfação do GOV.BR e passou a ouvir, de forma estruturada, a opinião de quem usa. |
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MulticanaisReconhece o serviço que oferece, no mínimo, dois canais de atendimento ao cidadão: um digital e um presencial acessível. |
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Cidadão satisfeitoReconhece o serviço que alcançou nota média igual ou superior a 4,5 na Avaliação de Satisfação do Cidadão, conforme definido pela ENGD. |
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Login GOV.BRConcedido ao serviço que adotou o login único do Governo Federal, utilizando a conta GOV.BR para autenticação segura e padronizada. |
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Utilidade da informaçãoReconhece o serviço cuja página no GOV.BR alcançou pelo menos 45% de respostas positivas quanto à utilidade das informações. |





