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Dúvidas no reconhecimento facial

Info
Fundo branco com duas setas azuis apontadas para o lado direito e com três retângulos na vertical. Texto: Dúvidas no reconhecimento facial

BASES BIOMÉTRICAS FACIAIS

O reconhecimento facial do aplicativo gov.br compara a foto tirada no dispositivo do cidadão com as bases de biometria facial disponíveis. Saiba mais em:

Dúvidas sobre as bases biométricas faciais Dúvidas sobre as bases biométricas faciais

A opção de reconhecimento facial não estará disponível no aplicativo gov.br se a biometria do cidadão não estiver disponível em alguma base biométrica.

DICAS PARA O RECONHECIMENTO FACIAL

Para que o procedimento de reconhecimento facial possa ser concluído com sucesso, é necessário que a posição e qualidade da imagem e as condições de iluminação do ambiente estejam adequadas.

Recomendações:

  • Esteja em um ambiente iluminado, dê preferência a um fundo claro e uniforme;
  • Deixe o rosto bem visível, sem sombras em volta dos olhos, nariz e boca;
  • Segure o celular na altura do seu rosto, não posicione a câmera na diagonal;
  • Mantenha sua cabeça dentro do círculo durante todo o processo;
  • Você também pode usar a câmera traseira do celular. Ela normalmente tem uma resolução melhor;

POSSÍVEIS DIFICULDADES

Vinculação do dispositivo

Ao realizar o acesso no aplicativo gov.br pela primeira vez em um dispositivo, se tiver alguma biometria cadastrada, será solicitado o reconhecimento facial por questões de segurança. Este processo tem a finalidade de vincular o dispositivo sendo usado à sua conta gov.br. Desta forma, apenas poderá haver um único dispositivo vinculado por vez. Não será possível acessar o aplicativo gov.br sem realizar a vinculação do dispositivo. 

A vinculação do dispositivo ocorre da seguinte forma:

  • Primeiro acesso com conta nível Bronze: No primeiro acesso ao app será necessário realizar o reconhecimento facial ou acessar com o seu banco.
  • Primeiro acesso com conta nível Prata: No primeiro acesso ao app será necessário realizar o reconhecimento facial ou acessar com o seu banco.
  • Primeiro acesso com conta nível Ouro: No primeiro acesso ao app será necessário realizar o reconhecimento facial.

Você será informado caso tenha que realizar algum desses procedimentos.

Confira o nível da sua conta gov.br na página abaixo:

Consultar o meu nível

Condições da foto inadequadas

Durante o reconhecimento facial, será necessário seguir as dicas para realizar o procedimento com sucesso. Caso as condições da foto, como posição e visibilidade do rosto, qualidade da imagem e iluminação do ambiente, não estejam adequadas, o aplicativo pode não conseguir prosseguir e será apresentada uma mensagem informativa.

Reconhecimento facial não realizado

Neste caso, sugerimos que mude o local da foto e tente seguir as dicas para realizar o reconhecimento facial novamente. Ambientes escuros, sombras e objetos cobrindo seu rosto podem dificultar a captura da imagem. Movimentar muito o rosto também pode provocar a falha do processo.

Nenhum rosto detectado

Caso tente realizar o reconhecimento facial, mas o rosto não seja identificado dentro do círculo, será apresentada a mensagem abaixo:

Nenhum rosto detectado

Da mesma forma, será necessário mudar o local da foto e a posição do rosto e tentar seguir as dicas para realizar o reconhecimento facial novamente.

Procedimento interrompido

Caso o reconhecimento facial seja cancelado ou interrompido pelo cidadão em algum momento, a mensagem abaixo será apresentada:

Você cancelou seu reconhecimento facial

Neste caso, reinicie o processo e tente novamente.

Reconhecimento bloqueado

Por questões de segurança, caso tenha o reconhecimento facial inválido por muitas vezes no mesmo dia, o procedimento será bloqueado e será necessário aguardar até o dia seguinte para tentar novamente.

Reconhecimento facial bloqueado

Baixa similaridade facial

Caso a foto não atenda aos parâmetros mínimos de “acurácia” (semelhança entre a foto e a biometria presentes nas bases do TSE ou Senatran), ou seja, sua aparência atual esteja muito diferente da biometria registrada na época da coleta através dos órgãos responsáveis, não será possível concluir o reconhecimento facial. Neste caso, procure os órgãos que mantém as bases biométricas para atualizar sua biometria facial.

Não foi possível validar sua foto com os dados informados

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