Notícias
Nota de pesar - Genisvan André
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu com profundo pesar na terça-feira (17) a notícia do falecimento de Genisvan Melquior André, do povo Macuxi, do estado de Roraima. Genisvan era da comunidade Maturuca, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e atuava há mais de 15 anos no Conselho Indígena de Roraima (CIR), instituição que atua na defesa dos direitos dos povos indígenas do estado.
Foi técnico em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e Mudanças Climáticas (DGTAMC) do CIR, cujo foco de atuação é na gestão e proteção de terras e recursos naturais em áreas indígenas. Ele atuou em projetos relacionados à proteção territorial e ambiental e utilizava ferramentas de SIG para auxiliar na elaboração de mapas e análises territoriais.
O indígena Macuxi participou ainda da elaboração de um calendário etnoecológico na região Murupu, em Roraima. O objetivo do calendário é registrar o conhecimento tradicional das lideranças indígenas sobre as mudanças climáticas e seus impactos.
Como integrante da equipe do DGTAMC do CIR, Genisvan deixou como legado a criação da primeira sala de situação para monitorar focos de calor e intensidades das chuvas em Roraima, sendo a primeira gerida por indígenas no Brasil. O trabalho une a tecnologia moderna e os conhecimentos ancestrais dos povos como ferramenta de acompanhamento dos eventos climáticos.
Além da atuação profissional, Genisvan teve participação ativa na cultura local. Foi o primeiro tecladista da Banda Caxiri na Cuia - Forró da Maloca e de outras bandas regionais. Sempre esteve à disposição das comunidades e do movimento indígena em festividades culturais e atos políticos em defesa dos direitos e da vida dos povos indígenas.
A Funai se solidariza com familiares e amigos de Genisvan André e com o povo Macuxi pela perda e reconhece o seu legado em favor dos povos indígenas de Roraima.