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Programa Formação pela Escola

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Publicado em 31/07/2025 12h14 Atualizado em 21/10/2025 17h02

Apresentação

A Divisão do Programa Formação pela Escola (DIFES) é responsável pela coordenação nacional do Programa Formação pela Escola (FPE), conforme o art. 4º do Regimento Interno do FNDE. Compete à unidade prospectar, desenvolver e avaliar conteúdos formativos, gerir os sistemas de informação e ambientes virtuais de aprendizagem, coordenar as redes de tutoria e cursistas e acompanhar a execução orçamentária e financeira do programa.

O FPE é um programa de formação continuada, ofertado na modalidade a distância, que visa fortalecer a atuação dos agentes públicos e parceiros envolvidos na execução e monitoramento de programas educacionais financiados pelo FNDE.

São ofertadas duas modalidades de curso:

  • Com tutoria, com acompanhamento pedagógico por tutores credenciados;
  • Sem tutoria (autoinstrucional), voltados à autoaprendizagem em ambientes digitais interativos.

A unidade busca consolidar o FPE como política pública de capacitação contínua, apoiada em dados e evidências, articulando-se ao Sistema de Monitoramento e Avaliação dos Programas do FNDE (Simav-FNDE).

2.2 Indicadores e Metas 2025

Os principais indicadores acompanham o número de matrículas, taxa de conclusão, reprovação e desistência dos cursos do FPE. No período de maio a setembro de 2025, o total de cursistas registrados no AVAMEC foi de 14.545, com 5.504 aprovados e 9.050 reprovados ou desistentes. Esses dados, extraídos do relatório AVAMEC, refletem o início recente das ofertas e demandam cautela na comparação entre modalidades.

DIFES 1.png
Fonte: AVAMEC Obs: A oferta dos cursos autoinstrucionais do FPE na plataforma AVAMEC teve início em maio de 2025.

2.3 Resultados do Período (jan–set)


Durante o terceiro trimestre de 2025, a DIFES apresentou resultados positivos, com crescimento consistente em relação ao segundo trimestre, evidenciado pela ampliação de matrículas e concluintes.

  • Matrículas: aumento de aproximadamente 12.000 mil novas matrículas (2º trimestre) para 14.545 até setembro de 2025;
  • Aprovados: aumento de cerca de 1.000 para 5.504;
  • Retidos (reprovados e desistentes): mantêm proporção semelhante, mas em volume absoluto maior devido à ampliação das ofertas;
  • Cursos atualizados e ofertados: Censo Escolar (fundamentos e controle social), PAR e FUNDEB;
  • Novas implementações: integração dos cursos ao AVAMEC e lançamento do Painel BI do FPE.

Esses números refletem o impacto da modernização da oferta, mas também reforçam a necessidade de leituras qualificadas — uma vez que dados isolados de desempenho por modalidade (com ou sem tutoria) não devem ser interpretados de forma conclusiva.

Vários fatores influenciam o resultado: tempo de publicação do curso, alcance territorial, público-alvo, complexidade dos conteúdos e número de turmas ativas.

DIFES 2.png
Evolução das matrículas e resultados AVAMEC – mai a set/2025. Fonte: AVAMEC, extração 20/10/2025

a) Análise de Matrículas
DIFES 3.png
Fonte: Painel - Formação pela Escola (FNDE/MEC). Obs: Dados de "Visão Geral" (Números Absolutos) para o período de 2025. Extraído em 21/10/2025.
  • Nota Metodológica: Os dados referem-se ao "Painel - Formação pela Escola" para o período de 2025, com data de extração em 21/10/2025. As visualizações foram filtradas por cada uma das cinco grandes regiões.
  •  Análise de Matrículas (Geral e Regional): O número total de alunos matriculados em 2025 (soma das regiões) é de 77.309. A distribuição é heterogênea: a região Nordeste concentra 45,9% (35.483 alunos), seguida por Sudeste (23,7%), Norte (15,9%), Sul (7,9%) e Centro-Oeste (6,6%).
  • Análise por Formato do Curso (Com vs. Sem Tutoria): A análise do formato no SIFE/FNDE revela uma divergência no perfil de consumo:

- O formato "Com Tutoria" (41.333 alunos) tem volume 21,7% superior ao "Sem Tutoria" (33.972 alunos).

- Essa preferência é impulsionada por Nordeste (20.901 "Com Tutoria") e Norte (7.952 "Com Tutoria").

- Em contrapartida, Sudeste, Sul e Centro-Oeste demonstram clara preferência pela modalidade autoinstrucional ("Sem Tutoria").

  • Conclusão (Matrículas): A estratégia de oferta deve considerar distintas realidades regionais, visto que a modalidade autoinstrucional apresenta maior adesão em três das cinco regiões.

b) Análise de Aprovados

DIFES 4.png
Fonte: Painel - Formação pela Escola (FNDE/MEC). Obs: Dados de "Alunos Aprovados" (Números Absolutos) para o período de 2025. Extraído em 21/10/2025.

  • Nota Metodológica: Os dados referem-se à aba "Aprovados" (extração em 21/10/2025). O painel exibe 77.322 alunos matriculados e um total de 42.256 alunos aprovados (soma das regiões), representando uma taxa de aprovação global do programa de 54,6% em 2025.
  • Análise por Formato do Curso (Com vs. Sem Tutoria): A análise dos 41.387 aprovados no SIFE/FNDE demonstra uma disparidade expressiva:

- Aprovados "Com Tutoria": 36.657 (88,6% do total de aprovados)

- Aprovados "Sem Tutoria": 4.730 (11,4% do total de aprovados)

- Essa predominância do formato "Com Tutoria" no número de aprovações é uma constante em todas as cinco regiões do país.

  • Análise por Cursos: O perfil dos cursos com maior número de concluintes varia regionalmente, alinhado às políticas públicas:

- Nordeste e Sudeste: "Competências Básicas" e "PDDE" lideram.

- Norte: "Competências Básicas" e "Política Pública de Transporte Escolar" são os destaques.

  • Conclusão (Aprovados): Numericamente, o formato "Com Tutoria" é responsável por 88,6% de todas as aprovações na plataforma SIFE/FNDE em 2025, sendo a principal modalidade de certificação do programa.

c) Análise de Retidos

DIFES 5.png
Fonte: Painel - Formação pela Escola (FNDE/MEC). Obs: Dados de "Alunos Retidos" (Números Absolutos) para o período de 2025. Extraído em 21/10/2025.
  • Nota Metodológica: Os dados referem-se à aba "Retidos" (Reprovados + Desistentes), extraídos em 21/10/2025. Foi identificado um erro de rotulagem nos gráficos do painel, que exibem dados de "retidos" sob o rótulo de "aprovados"; esta análise considera a correção.
  • Análise de Retenção Global: De 77.322 alunos matriculados, 26.667 constam como retidos (9.003 reprovados + 17.664 desistentes). Isso representa uma taxa de evasão/reprovação global de 34,5%.
  • Análise por Formato do Curso (Com vs. Sem Tutoria): A modalidade autoinstrucional ("Sem Tutoria") é a fonte de mais de 8 em cada 10 evasões na plataforma SIFE/FNDE: 

- Total de Retidos (SIFE/FNDE): 25.649

- Retidos "Sem Tutoria" (Autoinstrucional): 20.973 (81,8% do total de retidos)

- Retidos "Com Tutoria": 4.676 (18,2% do total de retidos)

  • Taxas de Retenção por Modalidade:

-Taxa de Evasão/Reprovação (Com Tutoria): 11,3% (4.676 retidos / 41.333 matriculados)

- Taxa de Evasão/Reprovação (Sem Tutoria): 61,7% (20.973 retidos / 33.972 matriculados)

Conclusão (Retidos): A taxa de evasão global (34,5%) é impulsionada primariamente pela modalidade autoinstrucional (taxa de 61,7%). A modalidade "Com Tutoria" (taxa de 11,3%) demonstra uma dificuldade significativamente menor em reter o aluno até a conclusão.

Comparando o 2º e o 3º trimestres, verifica-se um crescimento expressivo no volume de matrículas e aprovados, sem inconsistências nos registros. O avanço reflete o impacto da integração dos cursos ao AVAMEC e das ações de modernização do portal do FPE.

2.4 Análise Crítica

A análise do período evidencia o sucesso da expansão do programa, mas também ressalta desafios estruturais. A análise cruzada dos dados de Matrículas, Aprovados e Retidos revela uma dualidade fundamental no FPE: os formatos "Com Tutoria" e "Sem Tutoria" (autoinstrucional) atendem a públicos distintos com resultados drasticamente opostos. A conclusão mais robusta é a confirmação estatística da eficácia do modelo com tutoria para a certificação:

  • Desempenho (Com Tutoria): Apresenta Taxa de Aprovação (Eficiência) de 88,7% e Taxa de Retenção (Evasão) de 11,3%.
  • Desempenho (Sem Tutoria): Apresenta Taxa de Aprovação (Eficiência) de 13,9% e Taxa de Retenção (Evasão) de 61,7%.

A demanda pelos cursos com tutoria mostra-se pragmática e alinhada à agenda de execução financeira do FNDE (PDDE, PNATE) e prioridades regionais (Transporte no Norte), validando o foco estratégico do programa. O modelo autoinstrucional, embora atraia matrículas pela flexibilidade (especialmente no Sul/Sudeste), falha em garantir a certificação, devendo ser reavaliado estrategicamente, talvez como uma biblioteca de consulta rápida ("pílulas de conhecimento") cujos indicadores não devem ser misturados aos de formação para não distorcer a análise de eficácia do programa.

O terceiro trimestre consolidou avanços no monitoramento e na gestão pedagógica, mas as principais entregas novas do período concentram-se em:

  • Atualização dos cursos FUNDEB e PAR, concluídos e homologados em agosto de 2025;
  • Conclusão da etapa técnica do curso Competências Básicas, com previsão de lançamento para novembro de 2025;
  • Proposta de minuta de nova Resolução e Diretrizes do FPE, em tramitação;
  • Início da avaliação institucional do FPE, com coleta e consolidação de dados de desempenho e satisfação.

Os demais produtos mencionados no relatório do 2º trimestre de 2025 — como o Portal de Educação Corporativa do FNDE e o Painel BI — foram entregas do primeiro semestre, e permanecem em fase de ajustes e consolidação, não sendo considerados entregas novas no presente trimestre.

Quanto às expectativas do 2º trimestre, observou-se:

DIFES 6.png
Tabela de acompanhamento dos itens previstos para o 2º Trimestre de 2025, com a situação de status em setembro de 2025.

Esse cenário demonstra avanços parciais, com boa execução das metas operacionais e andamento satisfatório das ações normativas e avaliativas.

2.5 Riscos, Controles e Conformidade

Os riscos monitorados pela DIFES incluem: 

  • Operacional: equipe reduzida;
  • Pedagógico: baixa taxa de conclusão em cursos autoinstrucionais;
  • Analítico: interpretações equivocadas de dados parciais e isolados do BI.

Como medidas de controle, tem sido desenvolvidas:

  • Padronização de notas metodológicas para contextualização dos gráficos de BI;
  • Medidas de modernização, ampliação e fortalecimento do FPE;
  • Planejamento de evolução do Painel BI para análises mais robustas e comparativas.

2.6 Boas Práticas e Entregas Relevantes

Com vistas a fortalecer a cultura de dados e aprimorar a tomada de decisão baseada em evidências, a COAMI e a DIFES propuseram um plano de evolução do Painel BI do FPE, contemplando:

1. Melhorias de usabilidade e clareza visual

  • Redesenho do gráfico “Alunos por AVA” em barras empilhadas, distinguindo cursos com e sem tutoria.
  • Inclusão de ícone de informação (“i”) explicativo sobre o termo “Retidos”, com definição contextual.

2. Nova aba “Análise de Cursos”

  • Visual comparativa de desempenho (Aprovados × Retidos) por curso;
  • Ranking de cursos com maior taxa de aprovação e evasão;
  • Gráfico de evolução histórica de matrículas por curso;
  • Mapa interativo com distribuição geográfica dos cursistas.

3. Inclusão de novos dados e visualizações

  • Filtros e gráficos sobre perfil do cursista (cargo, secretaria, rede de ensino, gênero, raça, deficiência);
  • Mapa do Brasil com distribuição por estado e município.

Essas evoluções visam permitir análises mais concretas, realistas e preditivas, 21 fortalecendo a gestão estratégica e a projeção de futuro do FPE baseada em dados integrados e confiáveis.

No âmbito da melhoria contínua e da promoção da inovação, o período foi marcado por um foco estratégico na modernização e qualificação da gestão do programa, resultando em entregas relevantes. As boas práticas centraram-se em três pilares: (1) a conclusão e atualização de conteúdos programáticos essenciais; (2) a expansão da infraestrutura tecnológica pela integração de plataformas; e (3) a implementação de mecanismos robustos de gestão analítica e avaliação de desempenho. Dessa forma detalhadas:

  • Lançamento do Painel Business Intelligence do FPE, ampliando a transparência e o monitoramento de resultados. Acesso em: https://www.gov.br/fnde/ptbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes/educacaocorporativa/formacao-pela-escola/paineis-de-dados
  • Integração ao AVAMEC, que promove interoperabilidade com o MEC e maior visibilidade do programa;
  • Reestruturação do Portal de Educação Corporativa, centralizando cursos, objetos educacionais e indicadores. Acesso em: https://www.gov.br/fnde/ptbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes/educacao-corporativa/educacao-corporativa 
  • Reestruturação do Portal do FPE. Acesso em: https://www.gov.br/fnde/ptbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes/educacaocorporativa/formacao-pela-escola 
  • Atualização e modernização de conteúdos voltados ao Censo Escolar e às políticas públicas de financiamento.

4. Conclusão

No terceiro trimestre de 2025, a COAMI consolidou-se como eixo estratégico da governança de dados e formação do FNDE, articulando as ações de suas duas divisões. A DIAMI avançou na implantação do Simav-FNDE e na estruturação metodológica e tecnológica do monitoramento institucional, enquanto a DIFES fortaleceu o Programa Formação pela Escola, expandindo o alcance das formações e aprimorando a gestão de seus dados.

Ambas as unidades demonstraram coerência com suas competências regimentais, compromisso com a Política de Gestão de Riscos e aderência às metas institucionais. O período foi marcado por entregas estruturantes, pela consolidação de instrumentos de gestão e pela ampliação da cultura de monitoramento e avaliação baseada em evidências.

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