Notícias
Parapan-Americano de jovens: veja o raio-x da delegação brasileira no Chile
Cerimônia de Encerramento dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens Bogotá 2023 | Foto: Marcello Zambrana/CPB
A partir de 31 de outubro até o dia 9 de novembro, 120 atletas brasileiros com idades entre 14 e 23 anos brigarão por medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025.
CONFIRA AQUI A CONVOCAÇÃO COMPLETA
Os jovens convocados representam 23 unidades federativas (AC, AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, RS, SC, SE, SP e TO), com São Paulo liderando a lista, com 32 atletas, seguido por Minas Gerais, com 12, e pelo Distrito Federal, com 11.
São 43 atletas do sexo feminino e 77 do sexo masculino, sendo que 88 convocados têm deficiência física, 28 visual e quatro intelectual.
A delegação brasileira de 2025 é 25% maior do que a que representou o país na última edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizada em 2023, em Bogotá, na Colômbia, quando 96 atletas competiram em 10 modalidades. A edição que contou com a maior delegação do país foi a edição sediada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em 2017, quando o país foi representado por 172 jovens em 12 modalidades.
Com apenas 14 anos, os atletas mais jovens convocados são os paulistas Maria Clara Araújo, da classe T35 do atletismo (paralisados cerebrais), e João Pedro Narvais, do tênis de mesa.
Também vêm do tênis de mesa os dois representantes mais experientes da delegação, ambos com 23 anos: Guilherme Colares da Silva e Lethicia Rodrigues Lacerda, que participará de seu terceiro Parapan de Jovens (São Paulo 2017, Bogotá 2023 e Santiago 2025). Em Bogotá, Lethícia conquistou a prata na disputa individual e na edição de São Paulo foi ouro. Ela conta ainda com outras três medalhas a nível continental nas disputas entre adultos: bronze no individual feminino e nas duplas femininas WD14-20 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e um bronze no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.
A mais nova entre as atletas convocadas para Santiago, Maria Clara, já vem se destacando nas competições nacionais. Em maio deste ano, registrou o melhor tempo do mundo no ano até aquela data nos 100m de sua classe e, na sequência, bateu o recorde brasileiro nos 200m durante o Circuito Paralímpico de atletismo – Fase Nacional, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A marca, porém, não teve validade para o ranking mundial, porque a atleta ainda não possuía Classificação Esportiva Paralímpica com validade internacional.
Confira a seguir a quantidade de atletas convocados por estado:
Acre (AC) – 1
Alagoas (AL) – 1
Bahia (BA) – 1
Ceará (CE) – 6
Distrito Federal (DF) – 11
Espírito Santo (ES) – 1
Goiás (GO) – 4
Maranhão (MA) – 1
Minas Gerais (MG) – 12
Mato Grosso do Sul (MS) – 4
Mato Grosso (MT) – 3
Pará (PA) – 6
Paraíba (PB) – 4
Pernambuco (PE) – 4
Paraná (PR) – 7
Rio de Janeiro (RJ) – 7
Rio Grande do Norte (RN) – 2
Rondônia (RO) – 2
Rio Grande do Sul (RS) – 1
Santa Catarina (SC) – 8
Sergipe (SE) – 1
São Paulo (SP) – 32
Tocantins (TO) – 2
Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte
com informações da assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)