A imagem, com fundo verde vibrante e formas coloridas (amarelo, azul, vermelho, branco), anuncia o "Planejamento Estratégico do Ministério do Esporte" em um retângulo branco central. Acima e abaixo, formas geométricas coloridas e listras brancas decoram a imagem. À direita, as palavras "ENAP" e "MINISTÉRIO DO ESPORTE" em azul, além do logo do "GOVERNO FEDERAL BRASIL" em verde e amarelo, identificam a origem da informação.

O Ministério do Esporte - MEsp foi criado no dia 1º de janeiro de 2023, por meio da Medida Provisória nº 1.154, desmembrando-se do extinto Ministério da Cidadania, quando ficou evidente a necessidade de construção de estratégia para a gestão da pasta na retomada de seu espaço na pauta do Governo Federal. A gestão estratégica é reconhecida como fundamental para a governança pública e para a efetivação das políticas públicas, a fim de que os resultados a serem promovidos por cada órgão de fato alcancem a sociedade

Entre os meses de maio e julho deste ano, o Ministério do Esporte, por intermédio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e apoio de colaboradores de várias áreas da pasta realizaram encontros para criar o planejamento do MESP 2023-2027. Para a definição de objetivos, o Ministério precisa expressar sua razão de ser, como ele se projeta no futuro, e quais são os valores que sustentam sua forma de agir e de decidir. Esse é o papel da definição dos referenciais estratégicos, representados na Missão, Visão e Valores, apresentados abaixo:

Objetivo do Projeto em parceria com Enap

Desenvolver capacidades institucionais e individuais para a construção colaborativa do planejamento estratégico institucional 2023-2027 do Ministério do Esporte (MESP). O escopo da parceria entre Enap e MESP se restringe à construção dos referenciais estratégicos (missão, visão e valores) e dos objetivos estratégicos, que tomarão a forma de um mapa estratégico.

O Projeto foi estruturado em duas fases. Na primeira, foram realizadas três oficinas para alinhamento e construção dos referenciais estratégicos - missão, visão e valores. Na segunda fase, são quatro oficinas para a construção do Mapa Estratégico, abarcando as perspectivas de resultados - para a sociedade e beneficiários e partes interessadas -, processos internos, aprendizagem e crescimento, incluindo e destacando recursos, tanto financeiros quanto não financeiros.

Ao término da primeira fase, ficaram definidos os seguintes referenciais:

A imagem em faixas coloridas (amarelo, vermelho, verde) apresenta a Missão, Visão e Valores de uma organização esportiva. Em amarelo (Missão), um alvo com flecha e bandeira ilustra "Democratizar o esporte e a atividade física como ferramentas de transformação social, em todas as suas dimensões, promovendo qualidade de vida e o Brasil como nação esportiva, ativa e saudável." Em vermelho (Visão), um binóculo precede "O esporte como valor essencial para a população." Em verde (Valores), uma mão com coração simboliza "Inclusão -  Diversidade -  Integridade - Equidade -  Participação - Cultura de Paz."

Na segunda fase, foram trabalhadas as perspectivas de resultados para a sociedade e de resultados para beneficiários e partes interessadas, conforme sintetizado a seguir:

Compartilhe: