Notícias
EXCELÊNCIA ESPORTIVA
Brasil amplia presença nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026
Lucas Pinheiro foi o 4º colocado na Copa do Mundo de Esqui Alpino neste domingo. Foto: Getty Images
O Brasil ampliou a presença nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 com a conquista de novas vagas em diferentes modalidades. Resultados expressivos no skeleton, no esqui alpino e no bobsled asseguraram classificações para a competição, que será realizada de 6 a 22 de fevereiro, nas cidades de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. Ao todo, o evento reunirá mais de 3.500 atletas em 16 modalidades esportivas. Esta será a décima participação da seleção brasileira.
Na última sexta-feira (12), a atleta Nicole Silveira voltou ao pódio em uma etapa da Copa do Mundo de skeleton, disputada em St. Moritz, na Suíça. A brasileira conquistou o terceiro lugar, com o tempo total de 2min22s18, resultado que confirmou sua classificação.
No esqui alpino, o brasileiro Lucas Pinheiro também obteve destaque ao conquistar a medalha de prata na etapa da Copa do Mundo de Adelboden, na Suíça, no sábado (10). Filho de pai norueguês e mãe brasileira, o atleta completou as duas descidas do slalom gigante em 2min31s72. Ele ficou atrás apenas do atual campeão olímpico da prova, o suíço Marco Odermatt, que registrou o tempo de 2min31s23.
O Brasil garantiu ainda mais uma vaga olímpica no bobsled. No domingo (11), Edson Bindilatti, André Luiz, Edson Martins e Tauler Zatti conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano e ficaram em quarto lugar na Copa América. As competições foram realizadas simultaneamente em Lake Placid, nos Estados Unidos, e o desempenho da equipe na prova do 4-Man assegurou a classificação brasileira para Milão-Cortina.
Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte