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DNIT 20 Anos

A história do DNIT a partir do olhar do estado de Pernambuco

Obras estratégicas para a região foram desenvolvidas pela autarquia
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Publicado em 25/05/2021 12h14 Atualizado em 10/06/2021 14h02
materia_site_PE.png

Originalmente, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado de Pernambuco – antiga 4ª Unidade de Infraestrutura Terrestre do DNER – era composta por uma Sede, localizada na capital do estado, e outras seis unidades. As mais antigas, fundadas ainda nos anos 50, foram estabelecidas nas cidades de Salgueiro e Arcoverde. Na década de 70, foi a vez da implantação nos municípios de Caruaru, Petrolina e Floresta. Recife é a unidade mais recente, criada em 1980.

Em determinados períodos, a presença do órgão no estado alcançou ainda outras regiões, com o funcionamento de três escritórios de fiscalização dentro de sua estrutura, situados nos municípios de Ouricuri, Garanhuns e Paulo Afonso, os quais foram extintos ao longo dos anos.
No decorrer da atuação do DNIT no estado, essas unidades passaram por diversas mudanças. A localizada na capital, por exemplo, deixou de funcionar às margens de uma rodovia para se instalar na própria Superintendência Regional, situação que permanece até hoje; enquanto que as unidades de Salgueiro e de Arcoverde herdaram as atribuições da unidade de Floresta, após sua desativação em 2016, que por sua vez, já havia sido incumbida de exercer as competências do escritório de Paulo Afonso anteriormente, quando decretada a sua extinção.

A atuação de todas essas unidades foi fundamental para o alcance dos objetivos do DNIT em Pernambuco, como é o caso da existente na cidade de Salgueiro, região central e estratégica do estado conhecida como o Entroncamento do Nordeste. A unidade desempenhou um papel preponderante na implantação e pavimentação das rodovias BR-232, BR-116 e BR-316, entre os anos de 1950 e 1970, época em que essas estradas eram terrosas e pertencentes à jurisdição estadual.

O histórico do DNIT/PE foi marcado por diversos momentos onde eram oficializadas suas entregas para a sociedade, a qual contava com uma malha viária cada vez mais ampliada e qualificada. Um dos mais relevantes foi a inauguração da implantação da BR-232, subtrecho entre Caruaru e Cruzeiro do Nordeste, em 1967, na gestão do Eng.º Marcilio Porto, do antigo DNER.

Outras solenidades de destaque foram a comemoração de aniversário dos 50 anos do DNER, em 27/12/1995, que contou com a presença de diversos engenheiros ex-gestores do órgão no estado (Anthero Bezerra, Luis Fleury, Marcilio Porto, Emerson Morais) e do então chefe da unidade, Eurico Loyo; bem como a inauguração do sistema viário de acesso ao município de Garanhuns, na BR-423, no ano de 2000.

Curiosidade - Mas a história do DNIT ainda guarda curiosidades. Em janeiro de 1964, no evento que marcou a saída do então chefe da unidade do DNER em Arcoverde, Gildo Brito, a criança que fez a leitura do discurso da despedida era o já citado Eng.º Emerson Morais, que mais tarde assumiria o comando da mesma unidade, em agosto de 1993.

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Fachada da Unidade Local de Arcoverde

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Fachada da Unidade Local de Arcoverde

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Solenidade de despedida do Engº Gildo Cavalcante Brito da chefia da RES 4/2 - Arcoverde/PE para assumir a chefia do 4º D.R.F. - Recife/PE - Janeiro/1964. A criança que está lendo o discurso da despedida, em novembro/1991, assume a chefia da RES 4/2 - Arcoverde/PE e em agosto de 1993, assume a chefia do 4º D.R.F. - Recife/PE - Emerson Valgueiro de Morais.

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Solenidade da comemoração dos 50 anos do DNER, com as presenças do 1º chefe do 4º D.R.F, Engº Anthero Baltar Bezerra, do 2º chefe do 4º D.R.F, Engº Luis Fleury da Silva, o 5º chefe do D.R.F, Engº Marcilio Anacleto Porto, o ex-chefe do 4º D.R.F, substituto do chefe do 4º D.R.F, Engº Emerson Valgueiro de Morais e o Engº Eurico Berardo Loyo, chefe do 4º D.R.F, na data da solenidade 27/12/1995.

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Solenidade de inauguração da implantação da rodovia BR-232, subtrecho Caruaru - Cruzeiro do Nordeste, ano de 1967, com a participação dos servidores do 4º D.R.F, na gestão do Engº Marcilio Anacleto Porto.

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