Integridade

Integridade: do Latim integritate. Significa a qualidade ou estado de alguém que é integro, que possui conduta reta, ética, justa, honesta, proba. Integridade é sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade.

A integridade de um Órgão depende do comportamento de cada um de seus integrantes! Basta uma irregularidade para que a REPUTAÇÃO da instituição corra risco de ser maculada, e por conseguinte termos nossa reputação pessoal associada com isso.

Um bom princípio para andar na integridade é observar o pensamento do filósofo Immanuel Kant: "Tudo o que não puder contar como faz, não faça!". Outra boa reflexão é o que nos diz esse provérbio: “melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o de caminhos perversos ainda que seja rico (Provérbios 28:6)

O DNIT vem implementando uma série de ações para fortalecer a cultura da integridade, particularmente no campo da ética e da prevenção.

Quanto mais claros os seus princípios, mais fácil fica lidar com seus dilemas éticos. Você não deixará de ter dilemas, mas é preciso ter como ponto central a INTEGRIDADE que é a virtude de uma pessoa ética e que usa a SINCERIDADE (Mario Sérgio Cortella)