Retrospectiva 2025
Em 2025, o ano foi de muito trabalho e conquistas
O ano foi marcado por muito trabalho e importantes conquistas, sempre com a missão de implementar a política de Infraestrutura de Transportes terrestre e aquaviário, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.
Ao longo de 2025, entre eventos, cursos, visitas técnicas e participações em congressos, o DNIT apresentou resultados e reforçou seu compromisso com uma atuação ética, responsável e transparente.
No período, a autarquia consolidou seu papel estratégico no fortalecimento da governança, da integridade institucional e da eficiência administrativa, alinhado às diretrizes da administração pública federal, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos e a conformidade dos processos internos.
Na área ferroviária, destacam-se a cessão de 48 imóveis, incluindo estações, e a doação de mais de 51 mil bens móveis, como locomotivas e carros de passageiros, destinados a entidades e municípios para preservação do patrimônio ferroviário.
O DNIT também promoveu o Seminário de Desenvolvimento, com encontros em Brasília, Recife e Santa Catarina, voltados ao alinhamento de práticas e ao debate sobre sistemas, construção, manutenção e operação da infraestrutura rodoviária federal.
Além disso, consolidou sua atuação na gestão das hidrovias brasileiras, com avanços na navegabilidade, na modernização da infraestrutura e na integração logística, especialmente na Região Norte.
Avanço e desenvolvimento na Região Sul
Ao definir o ano de 2025 na Região Sul, é possível afirmar que as ações foram marcadas pela segurança viária, continuidade e desenvolvimento.
O Rio Grande do Sul avançou nas ações de enfrentamento das adversidades climáticas que atingiram o estado ainda em 2024 e, em paralelo, seguiu no andamento dos serviços de obras consideradas fundamentais para o deslocamento de pessoas e produtos.
Santa Catarina focou na execução de empreendimentos que buscam ampliar a capacidade de vias fundamentais para o deslocamento da produção e o turismo.
O Paraná direcionou esforços nos estudos e no planejamento para execução dos próximos empreendimentos e na manutenção dos segmentos rodoviários.
As obras consideradas estruturantes para o desenvolvimento do país e que integram corredores logísticos da Região Sul receberam aporte do Governo Federal e estão contempladas no Novo PAC.
Com investimento aproximado de R$ 2,9 bilhões destinado para ações de manutenção e construção nos três estados, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) garantiu que os 8,5 mil quilômetros de rodovias sob sua administração fluíssem dentro de um nível de serviço considerado adequado para as normas de trânsito e exigido pelos normativos da autarquia.