Notícias
Fluidez ao tráfego: DNIT cede ponte de ferro ao município de Três Corações (MG)
A ponte de ferro sobre o Rio Verde, no município de Três Corações, Minas Gerais, será revitalizada e transformada em rodoferroviária. Com o objetivo de dar fluidez ao tráfego da região, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou, nesta quarta-feira (16), a cessão de uso da estrutura à cidade mineira.
A Prefeitura de Três Corações será responsável pela revitalização do bem, que data de 1894. Além de contribuir para a mobilidade urbana e a segurança viária, a medida contribui para a preservação da memória ferroviária.
De acordo com o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Eloi Palma, a medida é a melhor destinação do patrimônio ferroviário para atender à população. “A cessão desse trecho ferroviário vai trazer uma mobilidade urbana maior ao município. É uma ação do DNIT, do Governo Federal, com os municípios para melhor atender à sociedade. Esse é o nosso papel”, declarou.

- Medida irá contribuir para mobilidade urbana e segurança viária
Participaram da assinatura o prefeito de Três Corações, Dimas Abrahão; o presidente da Câmara Municipal, Wesley Michel Rezende Dardaque; e o engenheiro Ismael Trinks.
A ponte foi inaugurada em 1894 para conectar a estrada de ferro Minas-Rio aos ramais de Muzambinho e Lavras. Em setembro de 1959, foi substituída pela atual, em estilo arrojado, com estrutura inglesa. A estrutura está desativada há mais de dez anos. A ponte é oriunda da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA.