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DNIT fará obras de duplicação na BR-381/MG; trecho da rodovia foi concedido à iniciativa privada nesta quarta-feira (22)
Cerimônia de assinatura de concessão da BR-381/MG. Foto: Márcio Ferreira
Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participaram, nesta quarta-feira (22), da cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG, que ocorreu no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Lula. Na ocasião, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a homologação do processo de contratação das empresas que vão executar as obras de duplicação e pavimentação dos lotes 8A e 8B da rodovia em questão.
"Hoje, estamos fazendo mais pelo país. Por isso, tiramos dois lotes da BR-381/MG para fazer por obra pública do DNIT e os dois já foram contratados", destacou Renan.
Ao todo, serão investidos, até 2028, mais de R$ 900 milhões, em mais de 31 quilômetros da rodovia, na região de Belo Horizonte. Serão executados no lote 8A serviços de restauração, duplicação e melhoramentos, do km 422,4 ao km 440,4. No lote 8B serão executados os mesmos serviços, mas do km 440,4 ao km 453,8.
Concessão
A BR-381/MG é um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais, a rodovia atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, além de interligar o estado mineiro, São Paulo e Espírito Santo, o que resulta em um intenso fluxo de caminhões, ônibus e veículos leves.
Com a assinatura do contrato realizada hoje, a rodovia passa a ser administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$10 bilhões (Capex e Opex), em 30 anos de concessão. O trecho, com extensão total de 303,4 km, tem início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (que segue para Sabará/MG) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG).
O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras tantas que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia. A expectativa é de que a concessão beneficie 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e promova 83,5 mil empregos diretos e indiretos.
Com a concessão, serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O projeto de readequação da BR prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.