Notícias
DNIT avança com a licitação de 62 quilômetros da BR-156/AP, Tronco Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avançou na licitação de 62 quilômetros do Lote 2 da BR-156/AP, entre Laranjal do Jari e Macapá. O edital da licitação foi publicado em novembro, com data para o certame ainda neste ano.
O trecho licitado corresponde à área do Igarapé Água Branca, no Jari, até a comunidade do Maracá. A previsão é de conclusão em 36 meses, após a assinatura da Ordem de Serviço e a emissão da licença ambiental. A obra foi orçada em R$ 380 milhões, com recursos do Novo PAC.
A contratação deve ser iniciada no primeiro semestre de 2026. O Lote 2 será o terceiro da região a entrar em obras, somando-se aos Lotes 4 e 1, este último autorizado neste ano. “Quando iniciamos o trabalho no Amapá, eram cinco lotes a serem licitados em toda BR-156/AP. Hoje, vamos encerrar o ano faltando apenas dois. É um avanço histórico para a infraestrutura rodoviária do estado e do país”, afirma o superintendente do DNIT/AP, Marcello Vieira Linhares.
BR-156 (Tronco Sul) - A BR-156 é a principal ligação rodoviária do Amapá, com 821 quilômetros. No Tronco Sul, são 243 quilômetros entre Macapá e Laranjal do Jari. Atualmente, os Lotes 1 e 4 estão em obras e ambos contam com licença de instalação. No trecho norte, o Lote 3 está com obras em andamento e também possui Licença de Instalação.
