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Hidrovia do Madeira

HN - 117 Rio Madeira
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Publicado em 14/11/2018 10h29 Atualizado em 19/11/2021 15h20

Hidrovia do Madeira

A HN - 117 Rio Madeira é uma das mais importantes vias de transporte localizadas no chamado Corredor Logístico Norte. É, também, a segunda hidrovia mais importante do Norte, atrás apenas da HN-100 Rio Amazonas da qual é um dos principais afluentes da margem direita.

Entre suas características está o fato de ser o principal meio de escoamento da produção de grãos, como soja, milho e açúcar proveniente das plantações de Mato Grosso. Esses grãos chegam ao porto de Porto Velho (RO), depois de um percurso de 800 km pela BR-364. Na hidrovia, são realizados os deslocamentos de passageiros e o transporte de carga que tem como destino os grandes centros da região Centro-Oeste.

A hidrovia permite a navegação de grandes comboios, com até 18 mil toneladas, mesmo durante a estiagem. A largura varia entre 440 m e 9.900 m, e a profundidade oscila de acordo com as estações seca e chuvosa e pode chegar a 13 m.

Características Gerais

A hidrovia é formada pela HN-125 Rio Mamoré que nasce na Serra de Cochabamba (Bolívia) e pela HN-126 Rio Guaporé. Da confluência dos rios, segue de encontro até HN-124 Rio Abunã, quando a HN - 117 Rio Madeira segue em direção ao Nordeste atravessando dezenas de corredeiras até chegar em Porto Velho (RO), onde se inicia a hidrovia, que percorre o território de 11 municípios, 8 no Estado do Amazonas e 3 no Estado de Rondônia.

Possui largura que varia entre 440 m e 10.000 m, com uma declividade de apenas 1,7 cm e um percurso de águas totalmente livres, sem barragens ou qualquer outro obstáculo para a navegação. O ciclo das águas da HN - 117 Rio Madeira é bem definido, com enchentes entre fevereiro e maio, e vazante, entre julho e novembro, escoando uma vazão média de aproximadamente 22.000 m³/s. Em função dessas mudanças, a profundidade oscila bastante, durante o período de cheias, a HN - 117 Rio Madeira sofre influência da HN-100 Rio Amazonas, ocasionando grandes áreas de inundação e elevadas profundidades, podendo chegar a 18 m, e alagando os pedrais e praias que afloram nas vazantes nos trechos mais a jusante da hidrovia. No período seco, afloram obstáculos, tais como bancos de areia, pedrais e corredeiras em muitos trechos da extensão do rio aumentando o tempo de viagem e os riscos para a navegação. Apesar da variação nos níveis de água, a hidrovia é navegável durante todo o ano, permitindo o tráfego de comboios de barcaças de carga com até 18 mil toneladas.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, a HN - 117 Rio Madeira apresenta extensão navegável de 1.060 km, entre Porto Velho (RO) e a foz, em Itacoatiara (AM). Destes, aproximadamente 180 km estão dentro dos limites do Estado de Rondônia e 876 km no Estado do Amazonas.

Abrangência: 11 Municípios em AM e RO (PHE, 2013)

População: 780.916 hab (IBGE, 2010)

Extensão navegável: 1.060 km (Porto Velho - RO a Itacoatiara - AM).

Largura média: 1.000 m

Regime Hidrológico:

  • Período de águas baixas: Julho a Outubro
  • Período de águas altas: Fevereiro a Maio

Transporte de carga (2010 a 2014): 21.710.260 ton (ANTAQ, 2015)

Principais cargas: Soja; milho; combustíveis, óleos minerais e produtos derivados. (ANTAQ, 2015)

  

Localização:

  

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