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Planejamento Estratégico

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Publicado em 18/03/2021 09h39 Atualizado em 27/03/2025 17h37

O PEI/DNIT passou por processo de revisão em 2023, resultando na publicação da Portaria nº 5.381/2023, que instituiu o Planejamento para o ciclo de 2023 a 2026. Nele foram definidos os referenciais estratégicos (missão, visão e valores institucionais do DNIT), bem como fixados os objetivos estratégicos e respectivos indicadores para monitoramento e acompanhamento ao longo do ciclo. 

O PEI/DNIT 2023-2026 está estruturado em três Eixos, dez Temas e 13 Objetivos Estratégicos, os quais se desdobram em 21 Iniciativas e 49 Indicadores. Cada indicador possui métricas e metas específicas, que permitem o monitoramento sistemático e contínuo. 

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Ainda, visando estimular a cultura do planejamento e do monitoramento contínuo, foi estabelecida nova metodologia para coleta dos dados dos indicadores estratégicos. A periodicidade da coleta passou a ser mensal e foi iniciada a estruturação de uma ferramenta para otimizar as atividades de monitoramento e acompanhamento do planejamento. 

Assim, em 2024, a DIREX desenvolveu e implementou o sistema Monitora DNIT – Estratégia, com o objetivo de facilitar a atividades de coleta, análise e publicação dos dados e auxiliar os gestores no monitoramento mensal e acompanhamento do desempenho dos indicadores estratégicos. Além disso, o sistema passou a ser integrado com o Painel BI (Business Intelligence) de Indicadores, o qual, ao longo de 2024, foi atualizado e aprimorado, facilitando a consulta aos dados estratégicos coletados, garantindo o monitoramento em tempo real e o acompanhamento dos resultados durante as Reuniões de Alinhamento Estratégico (RAE). 

Ainda, visando o aprimoramento contínuo do planejamento estratégico, a DIREX realizou nova rodada de revisão dos indicadores, com foco na análise dos aspectos descritivos e funcionais de suas métricas. Foi aplicada metodologia para categorização dos indicadores entre os três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, buscando otimizar os trabalhos de acompanhamento por parte da Alta Administração. 

Como resultado, após avaliação do monitoramento de 2023 e revisão qualitativa dos 49 indicadores inicialmente previstos na Portaria nº 5.381/2023, quatro foram excluídos e dois substituídos por indicadores com métricas melhoradas. Além disso, novos indicadores foram incorporados ao PEI para monitoramento a partir de 2025. 

Por fim, cumpre destacar que foi publicada a Portaria nº 737/2024, do Ministério dos Transportes, que aprovou o Planejamento Estratégico no âmbito do Ministério e suas Entidades Vinculadas para o período de 2024 a 2027. O DNIT, como Autarquia vinculada, foi instado a realizar a revisão parcial de seus referenciais estratégicos, visando alinhamento do PEI/DNIT ao do Ministério.  

Assim, a DIREX realizou a 1ª RAE do DNIT de 2024, na qual foram discutidas e analisadas as propostas de revisão dos indicadores estratégicos e modificação do PEI/DNIT, visando a incorporação dos temas prioritários apontados pelo Ministério dos Transportes: Sustentabilidade, Resiliência às Mudanças Climáticas, Dados e Inovação. 

Como resultado, ao final do ano, foi aprovada e publicada a nova portaria de instituição do Planejamento Estratégico do DNIT - Portaria nº 6.308/2024, contendo a revisão dos referenciais estratégicos, o aprimoramento dos dispositivos e a revisão do ciclo, que passa a ser de 2023 a 2027. Apresenta, ainda, o Mapa Estratégico do DNIT revisado e o quadro atualizado do desdobramento dos Objetivos Estratégicos, contendo o rol dos indicadores estratégicos revisados e as respectivas metas para monitoramento a partir de 2025.

Mapa Estratégico 

O Mapa Estratégico apresenta de forma esquemática os referenciais estratégicos do PEI/DNIT e estrutura-se em três Eixos fundamentais, que orientam o planejamento estratégico e organizam os conteúdos e as áreas de atuação: (1) Resultados para a sociedade, (2) Integração e (3) Governança. Cada Eixo se desdobra em Temas, que, por sua vez, se desdobram nos Objetivos Estratégicos. 

O Mapa Estratégico vigente em 2024 encontra-se publicado na Portaria nº 5.381/2023.

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Objetivos Estratégicos

Os objetivos estratégicos representam os fins a serem perseguidos pela Autarquia, visando o cumprimento de sua missão e o alcance de sua visão de futuro. Traduzem os desafios a serem enfrentados no quadriênio e estão organizados em Eixos e Temas e se desdobram em Iniciativas e Indicadores Estratégicos de desempenho, que permitem, de forma objetiva, a mensuração do resultado planejado.  

Em 2024, esteve em vigor a Portaria nº 5.381/2023, que, em seu Anexo II, detalhou o desdobramento do PEI/DNIT para o período, contendo 13 Objetivos Estratégicos, conforme apresentados na tabela a seguir.

Eixo

Tema

Objetivo Estratégico (OE)

Resultados para a sociedade

Satisfação do usuário

Elevar o nível de serviço das vias de transporte e planejar a ampliação da malha viária

Segurança

Contribuir para a segurança dos usuários

Qualidade

Assegurar a manutenção das vias de transporte

Integração

Planejamento

Aprimorar o planejamento integrado

Contribuir com a qualidade nos estudos, projetos, serviços e obras

Gestão

Implementar a sustentabilidade econômico socioambiental

Aprimorar a gestão patrimonial

Informação e Comunicação

Fortalecer o relacionamento institucional

Assegurar a disponibilidade, a qualidade e a integração das informações, visando à transparência

Governança

Estratégia, Riscos e Controle

Aperfeiçoar a governança, a integridade, a gestão estratégica e de riscos

Contratações

Assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações

Pessoas

Valorizar as pessoas e desenvolver as competências com foco no desempenho institucional

Infraestrutura tecnológica

Promover a eficiência e a qualidade da gestão de tecnologia e segurança da informação e comunicação

Conforme Portaria nº 5.381/2023, cada Objetivo Estratégico se desdobra em Iniciativas e Indicadores, os quais traçam as métricas quantitativas e qualitativas que permitem o acompanhamento sistemático e contínuo do desempenho no ano. Nas tabelas abaixo, apresenta-se o desdobramento dos Objetivos Estratégicos, nos termos da Portaria nº 5.381/2023 que esteve em vigor ao longo da gestão.

Ressalta-se que, ao final de 2024, nova portaria de instituição do Planejamento Estratégico do DNIT foi aprovada. A Portaria nº 6.308/2024 trouxe algumas inovações e alterações nos Objetivos Estratégicos do DNIT e respectivo desdobramento:

  • Nova redação dada ao Objetivo Estratégico “Contribuir com a qualidade dos estudos, projetos, serviços e obras”; que passou a ser: “Contribuir com a qualidade técnica dos estudos, projetos, serviços e obras”.
  • Substituição do Objetivo Estratégico “Implementar a sustentabilidade econômico socioambiental” por “Desenvolver uma estrutura administrativa e uma infraestrutura de transportes sustentável e resiliente às mudanças climáticas.
  • Ajuste no Objetivo Estratégico “Aperfeiçoar a governança, a integridade, a gestão estratégica e de riscos”, que passou para: “Aperfeiçoar a governança institucional e de dados, a integridade, a gestão estratégica e de riscos. ”
  • Exclusão das Iniciativas como desdobramento direto dos objetivos estratégicos.

Observa-se que essas alterações serão válidas para o monitoramento da estratégia dos anos 2025 a 2027. No que se refere ao monitoramento de 2024, a estrutura do Planejamento Estratégico e de seus objetivos deve-se guiar pela Portaria nº 5.381/2023, a qual vigorou no período.

Desdobramento do Eixo Estratégico - Resultados para a Sociedade

Objetivo Estratégico

Iniciativa

Indicador

Tipo

1 - Elevar o nível de serviço das vias de transporte e planejar a ampliação da malha viária

1. Adequação e ampliação da malha viária

Evolução da malha rodoviária em intervenções de pavimentação, adequação e duplicação.

Estratégico

2. Melhoramento em hidrovias e portos organizados

Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual de Dragagem de Manutenção (PADMA).

Estratégico

2 - Contribuir para a segurança dos usuários

 

3. Solução de Conflitos Ferroviários PROSEFER: Execução de Estudos e Empreendimentos

Índice de Conflitos Ferroviários Solucionados - ICFS/DNIT.

Estratégico

4. Execução dos programas ligados à sinalização e segurança viária

Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de sinalização e segurança viária.

Estratégico

Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual para implantação/manutenção de sinalização de hidrovias (PROSINAQUA).

Estratégico

Quantidade de áreas de escape implantadas.

Tático

5. Execução do Plano Nacional de Controle de Velocidade

Índice de Controle de Velocidade.

Estratégico

3 - Assegurar a manutenção das vias de transporte

 

6. Melhoria dos requisitos técnicos e da qualidade percebida da infraestrutura

Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de manutenção.

Estratégico

Redução do percentual do Índice de Condição da Malha - ICM classificado como Ruim e Péssimo (nacional consolidado).

Tático

Quantidade de novas OAEs cobertas com contratos do PROARTE (Manutenção e Reabilitação).

Estratégico

7. Execução do Plano Nacional de Pesagem

Índice de Controle de Peso.

Estratégico

8. Operação e manutenção hidroviária

Percentual da malha hidroviária com Plano de Monitoramento Hidroviário implantados (PMH).

Estratégico

Índice de Disponibilidade de Eclusas (PROECLUSAS).

Estratégico

Índice de Disponibilidade de Instalações Portuárias (PROIP).

Estratégico

Desdobramento do Eixo Estratégico - Integração

Objetivo Estratégico

Iniciativa

Indicador

Tipo

4. Aprimorar o planejamento integrado

9. Desenvolvimento do processo de planejamento integrado

Elaboração da 1ª e da 2ª etapa do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária - PNMR.

Estratégico

Elaboração da 1ª e da 2ª etapa da Proposta da Lei Orçamentária (DNIT) relativa à área finalística da Autarquia - PLOA Finalística.

Estratégico

Percentual da malha rodoviária federal pavimentada, sob administração do DNIT, com Medição de Qualidade (ICS).

Estratégico

Percentual de Equipamentos de Contagem Permanente de Tráfego em operação.

Tático

Percentual de acordos em audiências de conciliação de desapropriação/reassentamento.

Tático

10. Aprimoramento da gestão ambiental e transformação digital dos Processos de Gerenciamento dos Estudos e Gestão Ambientais

Percentual de empreendimentos (com Ordem de Serviço emitida para estudos ambientais) com informações cadastradas no respectivo sistema (Ecosistema).

Operacional

Percentual de empreendimentos (com Ordem de Serviço emitida para gestão ambiental) com informações cadastradas no respectivo sistema (Ecosistema).

Operacional

5. Contribuir com a qualidade nos estudos, projetos, serviços e obras

11. Elaboração e análise de estudos e projetos

Quantidade de termos de aceitação de EVTEA.

Estratégico

Índice de Desenvolvimento de Projetos - IDP.

Operacional

Publicação trimestral das referências do SICRO e da Tabela de Preços de Consultoria do DNIT.

Operacional

6. Implementar a sustentabilidade econômico socioambiental

12. Implantação do Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração do DNIT (IASA/DNIT)

Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração do DNIT - IASA/DNIT.

Estratégico

7. Aprimorar a gestão patrimonial

13. Destinação do passivo ferroviário

Quantidade de destinação de bens ferroviários (termos firmados).

Estratégico

8. Fortalecer o relacionamento institucional

14. Fortalecimento da articulação institucional com o setor público, privado e a sociedade

Quantidade de publicações no site.

Operacional

Quantidade de publicações nas redes sociais.

Operacional

Percentual de determinações do TCU respondidas

Tático

Índice de envio de respostas das Recomendações da CGU.

Operacional

Índice de Fortalecimento Técnico-Institucional - IFTI.

Estratégico

9. Assegurar a disponibilidade, a qualidade e a integração das informações, visando à transparência

15. Promoção da transparência com a sociedade

Percentual de atendimento da transparência ativa.

Estratégico

Satisfação média dos usuários do Fala.BR.

Tático

Desdobramento do Eixo Estratégico – Governança

Objetivo Estratégico

Iniciativa

Indicador

Tipo

10. Aperfeiçoar a governança, a integridade, a gestão estratégica e de riscos

16. Avaliação dos resultados organizacionais e implementação de controles

Percentual de implementação de projetos de governança.

Estratégico

Índice de Cumprimento das Recomendações Internas.

Tático

Índice de instauração de procedimentos correcionais e celebração de termos de ajustamento de conduta sem a incidência da prescrição.

Operacional

Tempo médio de investigação.

Operacional

Implementação das ações "Caminhos da Integridade".

Tático

Quantidade de Notas Técnicas de análise de riscos e quebras de integridade.

Tático

17. Aprimoramento da gestão orçamentária e financeira

Índice de execução financeira disponível.

Estratégico

11. Assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações

18. Execução do Plano Nacional de Logística

Percentual de execução do PNLog.

Estratégico

19. Implementação da governança de contratações

Percentual de licitações concluídas com sucesso (Sede).

Estratégico

12. Valorizar as pessoas e desenvolver as competências com foco no desempenho institucional

20. Implementação da governança de pessoas

Percentual de servidores capacitados em competências previstas no PDP.

Operacional

Percentual do Programa de Desenvolvimento de Lideranças concluído.

Estratégico

13. Promover a eficiência e a qualidade da gestão de tecnologia e segurança da informação e comunicação

21. Implementação da governança de TIC

Taxa de implementação do PDTIC.

Estratégico

Assim, em 2024, foram monitorados 45 indicadores, sendo 26 estratégicos, 9 táticos e 10 operacionais. O rol dos indicadores, respectivas metas e unidades responsáveis podem ser visualizados abaixo.

Diretoria

Responsável

Indicadores Estratégicos (Portaria nº 5.381/2023)

Meta 2024

DG

OUVIDORIA

Percentual de atendimento da transparência ativa. 

100%

DIREX

CGMGE

Percentual de implementação de projetos de governança.

100%

DIREX

CGCL

Percentual de licitações concluídas com sucesso (Sede).

60%

DIR

CGCONT

Evolução da malha rodoviária em intervenções de pavimentação, adequação e duplicação.

200 Km

DIR

CGPERT

Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de sinalização e segurança viária.

60%

DIR

CGPERT

Índice de Controle de Velocidade.

85%

DIR

CGMRR

Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de manutenção.

90%

DIR

CGMRR

Quantidade de novas OAEs cobertas com contratos do PROARTE (Manutenção e Reabilitação).

400 und

DIR

CGPERT

Índice de Controle de Peso.

70%

DPP

CGPLAN

Elaboração da 1ª e da 2ª etapa do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária - PNMR.

2 etapas

DPP

CGPLAN

Elaboração da 1ª e da 2ª etapa da Proposta da Lei Orçamentária (DNIT) relativa à área finalística da Autarquia - PLOA Finalística.

2 etapas

DPP

CGPLAN

Percentual da malha rodoviária federal pavimentada, sob administração do DNIT, com Medição de Qualidade (ICS).

75%

DPP

CGPLAN

Quantidade de termos de aceitação de EVTEA​.

10 und.

DPP

CGIPT-IPR

Índice de Fortalecimento Técnico-Institucional - IFTI.

100%

DAQ

CGOB

Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual de Dragagem de Manutenção (PADMA).

10,00%

DAQ

CGOP

Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual para implantação/manutenção de sinalização de hidrovias (PROSINAQUA).

10%

DAQ

CGOB

Percentual da malha hidroviária com Plano de Monitoramento Hidroviário implantados (PMH).

20%

DAQ

CGOP

Índice de Disponibilidade de Eclusas (PROECLUSAS).

85%

DAQ

CGOP

Índice de Disponibilidade de Instalações Portuárias (PROIP).

80%

DIF

CGOFER

Índice de Conflitos Ferroviários Solucionados - ICFS/DNIT.

45%

DIF

CGPF

Quantidade de destinação de bens ferroviários (termos firmados).

15 und.

DAF

SetSUST

Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração do DNIT - IASA/DNIT.

45%

DAF

CGOF

Índice de execução financeira disponível.

55%

DAF

CGLOG

Percentual de execução do PNLog.

70%

DAF

CGGP

Percentual de Líderes Capacitados pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças.

35%

DAF

CGTI

Taxa de implementação do PDTIC.

60%

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