Planejamento Estratégico
O PEI/DNIT passou por processo de revisão em 2023, resultando na publicação da Portaria nº 5.381/2023, que instituiu o Planejamento para o ciclo de 2023 a 2026. Nele foram definidos os referenciais estratégicos (missão, visão e valores institucionais do DNIT), bem como fixados os objetivos estratégicos e respectivos indicadores para monitoramento e acompanhamento ao longo do ciclo.
O PEI/DNIT 2023-2026 está estruturado em três Eixos, dez Temas e 13 Objetivos Estratégicos, os quais se desdobram em 21 Iniciativas e 49 Indicadores. Cada indicador possui métricas e metas específicas, que permitem o monitoramento sistemático e contínuo.

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Ainda, visando estimular a cultura do planejamento e do monitoramento contínuo, foi estabelecida nova metodologia para coleta dos dados dos indicadores estratégicos. A periodicidade da coleta passou a ser mensal e foi iniciada a estruturação de uma ferramenta para otimizar as atividades de monitoramento e acompanhamento do planejamento.
Assim, em 2024, a DIREX desenvolveu e implementou o sistema Monitora DNIT – Estratégia, com o objetivo de facilitar a atividades de coleta, análise e publicação dos dados e auxiliar os gestores no monitoramento mensal e acompanhamento do desempenho dos indicadores estratégicos. Além disso, o sistema passou a ser integrado com o Painel BI (Business Intelligence) de Indicadores, o qual, ao longo de 2024, foi atualizado e aprimorado, facilitando a consulta aos dados estratégicos coletados, garantindo o monitoramento em tempo real e o acompanhamento dos resultados durante as Reuniões de Alinhamento Estratégico (RAE).
Ainda, visando o aprimoramento contínuo do planejamento estratégico, a DIREX realizou nova rodada de revisão dos indicadores, com foco na análise dos aspectos descritivos e funcionais de suas métricas. Foi aplicada metodologia para categorização dos indicadores entre os três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, buscando otimizar os trabalhos de acompanhamento por parte da Alta Administração.
Como resultado, após avaliação do monitoramento de 2023 e revisão qualitativa dos 49 indicadores inicialmente previstos na Portaria nº 5.381/2023, quatro foram excluídos e dois substituídos por indicadores com métricas melhoradas. Além disso, novos indicadores foram incorporados ao PEI para monitoramento a partir de 2025.
Por fim, cumpre destacar que foi publicada a Portaria nº 737/2024, do Ministério dos Transportes, que aprovou o Planejamento Estratégico no âmbito do Ministério e suas Entidades Vinculadas para o período de 2024 a 2027. O DNIT, como Autarquia vinculada, foi instado a realizar a revisão parcial de seus referenciais estratégicos, visando alinhamento do PEI/DNIT ao do Ministério.
Assim, a DIREX realizou a 1ª RAE do DNIT de 2024, na qual foram discutidas e analisadas as propostas de revisão dos indicadores estratégicos e modificação do PEI/DNIT, visando a incorporação dos temas prioritários apontados pelo Ministério dos Transportes: Sustentabilidade, Resiliência às Mudanças Climáticas, Dados e Inovação.
Como resultado, ao final do ano, foi aprovada e publicada a nova portaria de instituição do Planejamento Estratégico do DNIT - Portaria nº 6.308/2024, contendo a revisão dos referenciais estratégicos, o aprimoramento dos dispositivos e a revisão do ciclo, que passa a ser de 2023 a 2027. Apresenta, ainda, o Mapa Estratégico do DNIT revisado e o quadro atualizado do desdobramento dos Objetivos Estratégicos, contendo o rol dos indicadores estratégicos revisados e as respectivas metas para monitoramento a partir de 2025.
Mapa Estratégico
O Mapa Estratégico apresenta de forma esquemática os referenciais estratégicos do PEI/DNIT e estrutura-se em três Eixos fundamentais, que orientam o planejamento estratégico e organizam os conteúdos e as áreas de atuação: (1) Resultados para a sociedade, (2) Integração e (3) Governança. Cada Eixo se desdobra em Temas, que, por sua vez, se desdobram nos Objetivos Estratégicos.
O Mapa Estratégico vigente em 2024 encontra-se publicado na Portaria nº 5.381/2023.
Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos representam os fins a serem perseguidos pela Autarquia, visando o cumprimento de sua missão e o alcance de sua visão de futuro. Traduzem os desafios a serem enfrentados no quadriênio e estão organizados em Eixos e Temas e se desdobram em Iniciativas e Indicadores Estratégicos de desempenho, que permitem, de forma objetiva, a mensuração do resultado planejado.
Em 2024, esteve em vigor a Portaria nº 5.381/2023, que, em seu Anexo II, detalhou o desdobramento do PEI/DNIT para o período, contendo 13 Objetivos Estratégicos, conforme apresentados na tabela a seguir.
|
Eixo |
Tema |
Objetivo Estratégico (OE) |
|
Resultados para a sociedade |
Satisfação do usuário |
Elevar o nível de serviço das vias de transporte e planejar a ampliação da malha viária |
|
Segurança |
Contribuir para a segurança dos usuários |
|
|
Qualidade |
Assegurar a manutenção das vias de transporte |
|
|
Integração |
Planejamento |
Aprimorar o planejamento integrado |
|
Contribuir com a qualidade nos estudos, projetos, serviços e obras |
||
|
Gestão |
Implementar a sustentabilidade econômico socioambiental |
|
|
Aprimorar a gestão patrimonial |
||
|
Informação e Comunicação |
Fortalecer o relacionamento institucional |
|
|
Assegurar a disponibilidade, a qualidade e a integração das informações, visando à transparência |
||
|
Governança |
Estratégia, Riscos e Controle |
Aperfeiçoar a governança, a integridade, a gestão estratégica e de riscos |
|
Contratações |
Assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações |
|
|
Pessoas |
Valorizar as pessoas e desenvolver as competências com foco no desempenho institucional |
|
|
Infraestrutura tecnológica |
Promover a eficiência e a qualidade da gestão de tecnologia e segurança da informação e comunicação |
Conforme Portaria nº 5.381/2023, cada Objetivo Estratégico se desdobra em Iniciativas e Indicadores, os quais traçam as métricas quantitativas e qualitativas que permitem o acompanhamento sistemático e contínuo do desempenho no ano. Nas tabelas abaixo, apresenta-se o desdobramento dos Objetivos Estratégicos, nos termos da Portaria nº 5.381/2023 que esteve em vigor ao longo da gestão.
Ressalta-se que, ao final de 2024, nova portaria de instituição do Planejamento Estratégico do DNIT foi aprovada. A Portaria nº 6.308/2024 trouxe algumas inovações e alterações nos Objetivos Estratégicos do DNIT e respectivo desdobramento:
- Nova redação dada ao Objetivo Estratégico “Contribuir com a qualidade dos estudos, projetos, serviços e obras”; que passou a ser: “Contribuir com a qualidade técnica dos estudos, projetos, serviços e obras”.
- Substituição do Objetivo Estratégico “Implementar a sustentabilidade econômico socioambiental” por “Desenvolver uma estrutura administrativa e uma infraestrutura de transportes sustentável e resiliente às mudanças climáticas.
- Ajuste no Objetivo Estratégico “Aperfeiçoar a governança, a integridade, a gestão estratégica e de riscos”, que passou para: “Aperfeiçoar a governança institucional e de dados, a integridade, a gestão estratégica e de riscos. ”
- Exclusão das Iniciativas como desdobramento direto dos objetivos estratégicos.
Observa-se que essas alterações serão válidas para o monitoramento da estratégia dos anos 2025 a 2027. No que se refere ao monitoramento de 2024, a estrutura do Planejamento Estratégico e de seus objetivos deve-se guiar pela Portaria nº 5.381/2023, a qual vigorou no período.
Desdobramento do Eixo Estratégico - Resultados para a Sociedade
|
Objetivo Estratégico |
Iniciativa |
Indicador |
Tipo |
|
1 - Elevar o nível de serviço das vias de transporte e planejar a ampliação da malha viária |
1. Adequação e ampliação da malha viária |
Evolução da malha rodoviária em intervenções de pavimentação, adequação e duplicação. |
Estratégico |
|
2. Melhoramento em hidrovias e portos organizados |
Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual de Dragagem de Manutenção (PADMA). |
Estratégico |
|
|
2 - Contribuir para a segurança dos usuários
|
3. Solução de Conflitos Ferroviários PROSEFER: Execução de Estudos e Empreendimentos |
Índice de Conflitos Ferroviários Solucionados - ICFS/DNIT. |
Estratégico |
|
4. Execução dos programas ligados à sinalização e segurança viária |
Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de sinalização e segurança viária. |
Estratégico |
|
|
Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual para implantação/manutenção de sinalização de hidrovias (PROSINAQUA). |
Estratégico |
||
|
Quantidade de áreas de escape implantadas. |
Tático |
||
|
5. Execução do Plano Nacional de Controle de Velocidade |
Índice de Controle de Velocidade. |
Estratégico |
|
|
3 - Assegurar a manutenção das vias de transporte
|
6. Melhoria dos requisitos técnicos e da qualidade percebida da infraestrutura |
Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de manutenção. |
Estratégico |
|
Redução do percentual do Índice de Condição da Malha - ICM classificado como Ruim e Péssimo (nacional consolidado). |
Tático |
||
|
Quantidade de novas OAEs cobertas com contratos do PROARTE (Manutenção e Reabilitação). |
Estratégico |
||
|
7. Execução do Plano Nacional de Pesagem |
Índice de Controle de Peso. |
Estratégico |
|
|
8. Operação e manutenção hidroviária |
Percentual da malha hidroviária com Plano de Monitoramento Hidroviário implantados (PMH). |
Estratégico |
|
|
Índice de Disponibilidade de Eclusas (PROECLUSAS). |
Estratégico |
||
|
Índice de Disponibilidade de Instalações Portuárias (PROIP). |
Estratégico |
Desdobramento do Eixo Estratégico - Integração
|
Objetivo Estratégico |
Iniciativa |
Indicador |
Tipo |
|
4. Aprimorar o planejamento integrado |
9. Desenvolvimento do processo de planejamento integrado |
Elaboração da 1ª e da 2ª etapa do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária - PNMR. |
Estratégico |
|
Elaboração da 1ª e da 2ª etapa da Proposta da Lei Orçamentária (DNIT) relativa à área finalística da Autarquia - PLOA Finalística. |
Estratégico |
||
|
Percentual da malha rodoviária federal pavimentada, sob administração do DNIT, com Medição de Qualidade (ICS). |
Estratégico |
||
|
Percentual de Equipamentos de Contagem Permanente de Tráfego em operação. |
Tático |
||
|
Percentual de acordos em audiências de conciliação de desapropriação/reassentamento. |
Tático |
||
|
10. Aprimoramento da gestão ambiental e transformação digital dos Processos de Gerenciamento dos Estudos e Gestão Ambientais |
Percentual de empreendimentos (com Ordem de Serviço emitida para estudos ambientais) com informações cadastradas no respectivo sistema (Ecosistema). |
Operacional |
|
|
Percentual de empreendimentos (com Ordem de Serviço emitida para gestão ambiental) com informações cadastradas no respectivo sistema (Ecosistema). |
Operacional |
||
|
5. Contribuir com a qualidade nos estudos, projetos, serviços e obras |
11. Elaboração e análise de estudos e projetos |
Quantidade de termos de aceitação de EVTEA. |
Estratégico |
|
Índice de Desenvolvimento de Projetos - IDP. |
Operacional |
||
|
Publicação trimestral das referências do SICRO e da Tabela de Preços de Consultoria do DNIT. |
Operacional |
||
|
6. Implementar a sustentabilidade econômico socioambiental |
12. Implantação do Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração do DNIT (IASA/DNIT) |
Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração do DNIT - IASA/DNIT. |
Estratégico |
|
7. Aprimorar a gestão patrimonial |
13. Destinação do passivo ferroviário |
Quantidade de destinação de bens ferroviários (termos firmados). |
Estratégico |
|
8. Fortalecer o relacionamento institucional |
14. Fortalecimento da articulação institucional com o setor público, privado e a sociedade |
Quantidade de publicações no site. |
Operacional |
|
Quantidade de publicações nas redes sociais. |
Operacional |
||
|
Percentual de determinações do TCU respondidas |
Tático |
||
|
Índice de envio de respostas das Recomendações da CGU. |
Operacional |
||
|
Índice de Fortalecimento Técnico-Institucional - IFTI. |
Estratégico |
||
|
9. Assegurar a disponibilidade, a qualidade e a integração das informações, visando à transparência |
15. Promoção da transparência com a sociedade |
Percentual de atendimento da transparência ativa. |
Estratégico |
|
Satisfação média dos usuários do Fala.BR. |
Tático |
Desdobramento do Eixo Estratégico – Governança
|
Objetivo Estratégico |
Iniciativa |
Indicador |
Tipo |
|
10. Aperfeiçoar a governança, a integridade, a gestão estratégica e de riscos |
16. Avaliação dos resultados organizacionais e implementação de controles |
Percentual de implementação de projetos de governança. |
Estratégico |
|
Índice de Cumprimento das Recomendações Internas. |
Tático |
||
|
Índice de instauração de procedimentos correcionais e celebração de termos de ajustamento de conduta sem a incidência da prescrição. |
Operacional |
||
|
Tempo médio de investigação. |
Operacional |
||
|
Implementação das ações "Caminhos da Integridade". |
Tático |
||
|
Quantidade de Notas Técnicas de análise de riscos e quebras de integridade. |
Tático |
||
|
17. Aprimoramento da gestão orçamentária e financeira |
Índice de execução financeira disponível. |
Estratégico |
|
|
11. Assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações |
18. Execução do Plano Nacional de Logística |
Percentual de execução do PNLog. |
Estratégico |
|
19. Implementação da governança de contratações |
Percentual de licitações concluídas com sucesso (Sede). |
Estratégico |
|
|
12. Valorizar as pessoas e desenvolver as competências com foco no desempenho institucional |
20. Implementação da governança de pessoas |
Percentual de servidores capacitados em competências previstas no PDP. |
Operacional |
|
Percentual do Programa de Desenvolvimento de Lideranças concluído. |
Estratégico |
||
|
13. Promover a eficiência e a qualidade da gestão de tecnologia e segurança da informação e comunicação |
21. Implementação da governança de TIC |
Taxa de implementação do PDTIC. |
Estratégico |
Assim, em 2024, foram monitorados 45 indicadores, sendo 26 estratégicos, 9 táticos e 10 operacionais. O rol dos indicadores, respectivas metas e unidades responsáveis podem ser visualizados abaixo.
|
Diretoria |
Responsável |
Indicadores Estratégicos (Portaria nº 5.381/2023) |
Meta 2024 |
|
DG |
OUVIDORIA |
Percentual de atendimento da transparência ativa. |
100% |
|
DIREX |
CGMGE |
Percentual de implementação de projetos de governança. |
100% |
|
DIREX |
CGCL |
Percentual de licitações concluídas com sucesso (Sede). |
60% |
|
DIR |
CGCONT |
Evolução da malha rodoviária em intervenções de pavimentação, adequação e duplicação. |
200 Km |
|
DIR |
CGPERT |
Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de sinalização e segurança viária. |
60% |
|
DIR |
CGPERT |
Índice de Controle de Velocidade. |
85% |
|
DIR |
CGMRR |
Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de manutenção. |
90% |
|
DIR |
CGMRR |
Quantidade de novas OAEs cobertas com contratos do PROARTE (Manutenção e Reabilitação). |
400 und |
|
DIR |
CGPERT |
Índice de Controle de Peso. |
70% |
|
DPP |
CGPLAN |
Elaboração da 1ª e da 2ª etapa do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária - PNMR. |
2 etapas |
|
DPP |
CGPLAN |
Elaboração da 1ª e da 2ª etapa da Proposta da Lei Orçamentária (DNIT) relativa à área finalística da Autarquia - PLOA Finalística. |
2 etapas |
|
DPP |
CGPLAN |
Percentual da malha rodoviária federal pavimentada, sob administração do DNIT, com Medição de Qualidade (ICS). |
75% |
|
DPP |
CGPLAN |
Quantidade de termos de aceitação de EVTEA. |
10 und. |
|
DPP |
CGIPT-IPR |
Índice de Fortalecimento Técnico-Institucional - IFTI. |
100% |
|
DAQ |
CGOB |
Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual de Dragagem de Manutenção (PADMA). |
10,00% |
|
DAQ |
CGOP |
Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual para implantação/manutenção de sinalização de hidrovias (PROSINAQUA). |
10% |
|
DAQ |
CGOB |
Percentual da malha hidroviária com Plano de Monitoramento Hidroviário implantados (PMH). |
20% |
|
DAQ |
CGOP |
Índice de Disponibilidade de Eclusas (PROECLUSAS). |
85% |
|
DAQ |
CGOP |
Índice de Disponibilidade de Instalações Portuárias (PROIP). |
80% |
|
DIF |
CGOFER |
Índice de Conflitos Ferroviários Solucionados - ICFS/DNIT. |
45% |
|
DIF |
CGPF |
Quantidade de destinação de bens ferroviários (termos firmados). |
15 und. |
|
DAF |
SetSUST |
Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração do DNIT - IASA/DNIT. |
45% |
|
DAF |
CGOF |
Índice de execução financeira disponível. |
55% |
|
DAF |
CGLOG |
Percentual de execução do PNLog. |
70% |
|
DAF |
CGGP |
Percentual de Líderes Capacitados pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças. |
35% |
|
DAF |
CGTI |
Taxa de implementação do PDTIC. |
60% |
