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Portaria nº 6308/2024

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Publicado em 02/01/2025 16h21 Atualizado em 02/01/2025 22h27

 Brasão da República
Brasão da República

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

PORTARIA Nº 6308, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2024

A Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, representada pelo Diretor-Geral, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelos arts. 12 e 173 do Regimento Interno, aprovado pela Resolução/CONSAD n.º 39, de 17/11/2020, publicada no Diário Oficial da União de 19/11/2020, e considerando a publicação da Portaria nº 737, de 2/8/2024, do Ministério dos Transportes, que aprova o Planejamento Estratégico no âmbito do Ministério dos Transportes e suas Entidades Vinculadas para o período de 2024 a 2027, considerando o disposto na Ata da 1ª Reunião de Alinhamento Estratégico do DNIT, de 3/12/2024 (19706705), o constante do Relato n.º 252/2024/DIREX/DNIT SEDE, o qual foi incluído na Ata da 51ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada, realizada em 30/12/2024, e tendo em vista os autos do Processo n.º 50600.002567/2023-24, resolve:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º  Instituir o Planejamento Estratégico Institucional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - PEI/DNIT para o período de 2023-2027.

§ 1º O Planejamento Estratégico é o principal instrumento de governança, no qual estão fixados os alicerces da gestão estratégica do DNIT.

§ 2º As unidades organizacionais e os responsáveis pelos indicadores estratégicos deverão observar, na sua gestão, as premissas expressas no Planejamento Estratégico Institucional.

§ 3º O Planejamento Estratégico Institucional do DNIT deverá ser revisado pelo menos uma vez por ano e, se necessário, atualizado.

CAPÍTULO II

DA ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

Art. 2º  O Planejamento Estratégico Institucional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes tem como referenciais estratégicos:

I - Missão: implementar a política de infraestrutura de transportes, participando do desenvolvimento sustentável do país;

II - Visão: ser referência de competência institucional e técnica em infraestrutura de transportes com padrões de excelência;

III - Valores:

a) respeito à vida;

b) compromisso com a integridade;

c) excelência técnica e qualidade nas entregas à sociedade;

d) responsabilidade socioambiental;

e) comprometimento com o desenvolvimento econômico, social e regional;

f) melhoria contínua e inovação.

IV – Eixos e Objetivos Estratégicos:

a) Eixo: Resultados para a sociedade

OE 1. Elevar o nível de serviço das vias de transporte e planejar a ampliação da malha viária;

OE 2. Contribuir para a segurança dos usuários;

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte;

b) Eixo: Integração

OE 4. Contribuir com a qualidade técnica dos estudos, projetos, serviços e obras;

OE 5. Aprimorar o planejamento integrado;

OE 6. Desenvolver uma estrutura administrativa e uma infraestrutura de transportes sustentável e resiliente às mudanças climáticas;

OE 7. Aprimorar a gestão patrimonial;

OE 8. Assegurar a disponibilidade, a qualidade e a integração das informações, visando à transparência;

OE 9. Fortalecer o relacionamento institucional;

c) Eixo: Governança

OE 10. Aperfeiçoar a governança institucional e de dados, a integridade, a gestão estratégica e de riscos;

OE 11. Assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações;

OE 12. Valorizar as pessoas e desenvolver as competências com foco no desempenho institucional;

OE 13. Promover a eficiência e a qualidade da gestão de tecnologia e segurança da informação e comunicação.

Art. 3º  Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pelo DNIT para o cumprimento de sua missão e o alcance de sua visão de futuro e traduzem os desafios a serem enfrentados para o quadriênio.

Parágrafo único. Os objetivos estratégicos estão organizados em eixos e temas e são mensurados por meio de indicadores estratégicos que permitem, de forma objetiva, a mensuração do resultado planejado.

Art. 4º  

Art. 5º  Os elementos da estrutura do PEI/DNIT, incluindo as metas e as métricas de medição, estão detalhados no Anexo II desta Portaria.

CAPÍTULO III

DO MONITORAMENTO E DA AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO DNIT

Art. 6º Os indicadores estratégicos e suas metas deverão ser monitorados, avaliados e revisados periodicamente, com o fim de identificar e antecipar estratégias e necessidades institucionais.

Art. 7º As Diretorias e Coordenações-Gerais são responsáveis por medir e apurar o desempenho dos indicadores estratégicos sob sua responsabilidade, registrar os dados em sistema de monitoramento e atender às demandas do Planejamento Estratégico Institucional.

Art. 8º A Coordenação-Geral de Modernização e Gestão Estratégica – CGMGE disponibilizará ferramenta para o monitoramento e o acompanhamento do PEI/DNIT 2023-2027 e coordenará os mecanismos para atualização das métricas e publicação dos resultados.

Art. 9º A Diretoria Colegiada acompanhará o desempenho do PEI em todo o seu desdobramento, em especial os impactos dos resultados obtidos, através das Reuniões de Alinhamento Estratégico - RAE, a serem realizadas quadrimestralmente.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 10. Assuntos relacionados ao Planejamento Estratégico Institucional, não previstos nesta Portaria, deverão ser submetidos à Coordenação-Geral de Modernização e Gestão Estratégica para análise e encaminhamento à Diretoria Executiva para apreciação.

Art. 11.  Revogar a Portaria nº 5381 de 25/9/2023, publicada no BA nº 184 de 26/9/2023.

Art. 12.  Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

FABRICIO DE OLIVEIRA GALVÃO

Diretor-Geral

ANEXO I

MAPA ESTRATÉGICO DO DNIT

Portaria 6308.2024 - DIREX - imagem.png
Mapa Estratégico do DNIT

*A versão final, com layout e diagramação definitivos, será publicada na Portaria e estará disponível no site e em outros canais de comunicação.

ANEXO II

DESDOBRAMENTO DO PEI/DNIT 2023-2027 - INDICADORES ESTRATÉGICOS

Eixo 

Tema 

Objetivo Estratégico 

Indicador 

Meta 2023 

Meta 2024 

Meta 2025 

Responsável 

1. Resultados para a sociedade

1. Satisfação do usuário

OE 1. Elevar o nível de serviço das vias de transporte e planejar a ampliação da malha viária

Evolução da malha rodoviária em intervenções de pavimentação, adequação e duplicação.

200 km

200 km

100 km

CGCONT - DIR

1. Resultados para a sociedade

1. Satisfação do usuário

OE 1. Elevar o nível de serviço das vias de transporte e planejar a ampliação da malha viária

Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual de Dragagem de Manutenção (PADMA).

7,5 %

10 %

12,5 %

CGOB - DAQ

1. Resultados para a sociedade

2. Segurança

OE 2. Contribuir para a segurança dos usuários

Índice de Conflitos Ferroviários Solucionados - ICFS/DNIT.

44,4 %

45 %

46,8 %

CGOFER - DIF

1. Resultados para a sociedade

2. Segurança

OE 2. Contribuir para a segurança dos usuários

Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de sinalização e segurança viária.

85 %

60 %

70 %

CGPERT - DIR

1. Resultados para a sociedade

2. Segurança

OE 2. Contribuir para a segurança dos usuários

Percentual da malha hidroviária com cobertura contratual para implantação/manutenção de sinalização de hidrovias (PROSINAQUA).

10 %

10 %

10 %

CGOP - DAQ

1. Resultados para a sociedade

2. Segurança

OE 2. Contribuir para a segurança dos usuários

Índice de Controle de Velocidade.

85 %

85 %

90 %

CGPERT - DIR

1. Resultados para a sociedade

3. Qualidade

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte

Percentual da malha rodoviária coberta por contrato de manutenção.

90 %

90 %

90 %

CGMRR - DIR

1. Resultados para a sociedade

3. Qualidade

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte

Quantidade de novas OAEs cobertas com contratos do PROARTE (Manutenção e Reabilitação).

700 und

400 und

400 und

CGMRR - DIR

1. Resultados para a sociedade

3. Qualidade

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte

Índice de Controle de Peso.

70 %

70 %

60 %

CGPERT - DIR

1. Resultados para a sociedade

3. Qualidade

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte

Percentual da malha hidroviária com Plano de Monitoramento Hidroviário implantados (PMH).

20 %

20 %

20 %

CGOB - DAQ

1. Resultados para a sociedade

3. Qualidade

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte

Índice de Disponibilidade de Eclusas (PROECLUSAS).

75 %

85 %

85 %

CGOP - DAQ

1. Resultados para a sociedade

3. Qualidade

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte

Índice de Disponibilidade de Instalações Portuárias (PROIP).

80 %

80 %

82,5 %

CGOP - DAQ

1. Resultados para a sociedade

3. Qualidade

OE 3. Assegurar a manutenção das vias de transporte

Índice de Condição da Manutenção - ICM classificado como Bom (nacional consolidado).

66 %

71 %

CGMRR - DIR

2. Integração

4. Planejamento

OE 4. Contribuir com a qualidade técnica dos estudos, projetos, serviços e obras

Quantidade de termos de aceitação de EVTEA.

10 und

10 und

10 und

CGPLAN - DPP

2. Integração

4. Planejamento

OE 5. Aprimorar o planejamento integrado

Elaboração da 1ª e da 2ª etapa do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária - PNMR.

2 etapas

2 etapas

2 etapas

CGPLAN - DPP

2. Integração

4. Planejamento

OE 5. Aprimorar o planejamento integrado

Elaboração da 1ª e da 2ª etapa da Proposta da Lei Orçamentária (DNIT) relativa à área finalística da Autarquia - PLOA Finalística.

2 etapas

2 etapas

2 etapas

CGPLAN - DPP

2. Integração

4. Planejamento

OE 5. Aprimorar o planejamento integrado

Percentual da malha rodoviária federal pavimentada, sob administração do DNIT, com Medição de Qualidade (ICS).

75 %

75 %

75 %

CGPLAN - DPP

2. Integração

5. Gestão

OE 6. Desenvolver uma estrutura administrativa e uma infraestrutura de transportes sustentável e resiliente às mudanças climáticas

Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração do DNIT - IASA/DNIT.

40 %

45 %

50 %

SetSust - DAF

2. Integração

5. Gestão

OE 7. Aprimorar a gestão patrimonial

Quantidade de destinação de bens ferroviários (termos firmados).

40 und

15 und

30 und

CGPF - DIF

2. Integração

6. Informação e Comunicação

OE 8. Assegurar a disponibilidade, a qualidade e a integração das informações, visando à transparência

Percentual de atendimento da transparência ativa.

60 %

100 %

100 %

OUVIDORIA

2. Integração

6. Informação e Comunicação

OE 9. Fortalecer o relacionamento institucional

Índice de Fortalecimento Técnico-Institucional - IFTI.

100 %

100 %

100 %

CGIPT-IPR - DPP

3. Governança

7. Estratégia, Riscos e Controle

OE 10. Aperfeiçoar a governança institucional e de dados, a integridade, a gestão estratégica e de riscos

Índice de execução financeira disponível.

54 %

55 %

57 %

CGOF - DAF

3. Governança

7. Estratégia, Riscos e Controle

OE 10. Aperfeiçoar a governança institucional e de dados, a integridade, a gestão estratégica e de riscos

Percentual de implementação de projetos de governança.

100 %

100 %

CGMGE - DIREX

3. Governança

8. Contratações

OE 11. Assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações

Percentual de licitações concluídas com sucesso (Sede).

80 %

60 %

70 %

CGCL - DIREX

3. Governança

8. Contratações

OE 11. Assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações

Percentual de execução do PNLog.

60 %

70 %

75 %

CGLOG - DAF

3. Governança

9. Pessoas

OE 12. Valorizar as pessoas e desenvolver as competências com foco no desempenho institucional

Percentual de Líderes Capacitados pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças.

30 %

35 %

35 %

CGGP - DAF

3. Governança

10. Infraestrutura tecnológica

OE 13. Promover a eficiência e a qualidade da gestão de tecnologia e segurança da informação e comunicação

Taxa de implementação do PDTIC.

58 %

60 %

60 %

CGTI - DAF

Este texto não substitui o publicado no Boletim Administrativo nº 001, de 02/01/2025.

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