Notificação de ESAVI por profissionais
As notificações de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) devem ser registradas prioritariamente no sistema de informação oficial, disponível em: notifica.saude.gov.br. O acesso pode ser realizado por qualquer profissional de saúde, da rede pública ou privada, mediante autenticação com o cadastro gov.br, garantindo agilidade no fluxo da informação, padronização dos registros e maior oportunidade na análise dos casos.
Em locais sem acesso à internet ou em áreas remotas, os profissionais de saúde poderão utilizar a ficha impressa de notificação de ESAVI. Após o preenchimento, os dados devem ser posteriormente inseridos no sistema eletrônico assim que houver conectividade, assegurando a integração das informações ao Sistema Nacional de Vigilância de ESAVI (SNV-ESAVI).
A ficha contempla dados de identificação do paciente, antecedentes relevantes, informações detalhadas sobre a vacinação realizada, descrição do evento adverso, evolução clínica e medidas adotadas. O correto preenchimento desse instrumento é essencial para a investigação clínica, epidemiológica e sanitária, bem como para subsidiar a tomada de decisão no âmbito do PNI e da vigilância em saúde.”