Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização
A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização - CTAI é um órgão consultivo vinculado ao Ministério da Saúde, criado para oferecer assessoria técnica e científica ao Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Sua principal função é contribuir a tomada de decisões relacionadas aos imunobiológicos ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo com evidências que favoreçam a segurança e a efetividade das ações de imunização em todo o país.
A CTAI é formada por representantes de diversas entidades e especialistas com notório conhecimento na área de imunização. A composição inclui:
- Departamento do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Coordenação da CTAI);
- Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização;
- Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS);
- Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS);
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA e outros órgãos governamentais e não governamentais que estejam envolvidos técnico e cientificamente com imunizações, como as Sociedades Científicas, entre outros;
- Especialistas relacionados com os temas em debate;
Atribuições
- Contribuir na avaliação da situação epidemiológica das doenças imunopreviníveis no país, para orientar as estratégias de imunização.
- Debater, revisar e contribuir tecnicamente e cientificamente com as decisões técnicas relevantes, que versem sobre doenças preveníveis por vacinação de importância para o DPNI.
- Contribuir na atualização do Calendário Nacional de Vacinação e de outros imunobiológicos a serem contemplados pelo DPNI: Apresentar evidências científicas que respaldem a introdução de novas vacinas, grupos prioritários e esquemas vacinais conforme a situação epidemiológica do país.
- Apoiar e propor a realização de estratégias voltadas para a disseminação de informações sobre imunização voltadas para conscientizar a população sobre a importância e segurança das vacinas.
- Contribuir com a definição de diretrizes e temas para a realização de estudos e pesquisas de interesse do DPNI, assim como na elaboração e revisão de normas técnicas e científicas de importância para o DPNI.
Importância para a população
A CTAI desempenha um papel fundamental para garantir que as decisões sobre vacinação no Brasil sejam baseadas em critérios técnicos e científicos. Ao analisar dados epidemiológicos, definir públicos prioritários e propor ações de disseminação de informações, a Câmara contribui diretamente para a proteção da saúde pública e o fortalecimento das estratégias de imunização no país.