Quem somos?
A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco - SEMS/PE é o órgão do Ministério da Saúde responsável por coordenar e apoiar as ações de saúde no estado. Atua na gestão de recursos, na articulação entre os governos federal, estadual e municipal, além de dar suporte à administração e à gestão de pessoas. A Superintendência trabalha em parceria com órgãos estaduais, municipais, conselhos de saúde, instituições e demais parceiros locais para fortalecer as políticas públicas de saúde conforme as necessidades do estado. Também busca agilizar a resposta do MS no território e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população.
Objetivo
Garantir que a população tenha acesso a serviços de saúde de qualidade, reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
Áreas de atuação
Serviço de Logística Administrativa (SELOA)
Responsável pelo suporte administrativo e logístico, como contratação de serviços, gestão do patrimônio e controle financeiro da SEMS.
Responsável pelo suporte administrativo e logístico, como contratação de serviços, gestão do patrimônio e controle financeiro da SEMS.
Serviço de Gestão de pessoas (SEGEP)
Cuida da gestão dos servidores da SEMS, incluindo capacitação, saúde do trabalhador, concessão de benefícios, folha de pagamento e atendimento a órgãos de controle.
Cuida da gestão dos servidores da SEMS, incluindo capacitação, saúde do trabalhador, concessão de benefícios, folha de pagamento e atendimento a órgãos de controle.
Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa (SEINP)
Apoia o planejamento e a gestão do SUS, em parceria com órgãos estaduais e municipais, para implementar e acompanhar políticas públicas, com foco em regionalização, educação em saúde, participação social e prioridades do sistema.
Apoia o planejamento e a gestão do SUS, em parceria com órgãos estaduais e municipais, para implementar e acompanhar políticas públicas, com foco em regionalização, educação em saúde, participação social e prioridades do sistema.
Coordenação de Transferência de Recursos (COTRE)
Gerencia processos de transferências de recursos financeiros do Ministério da Saúde destinados ao estado, aos municípios e às entidades sem fins lucrativos, realizando apoio institucional técnico, garantindo a correta alocação das despesas e investimentos em saúde.
Divisão de Transferência de Recursos (DITRE)
Subordinada à COTRE, realiza a gestão da execução de transferência de recursos através do TransfereGOV e o monitoramento da execução-física e financeira das metas e etapas do objeto pactuado nos instrumentos de repasse.
Serviço de Auditoria (SEAUD)
Realiza auditorias para verificar se os serviços de saúde seguem as normas, sugerindo melhorias para garantir a boa gestão e eficiência do SUS.
Realiza auditorias para verificar se os serviços de saúde seguem as normas, sugerindo melhorias para garantir a boa gestão e eficiência do SUS.
Benefícios para a população
A SEMS/PE atua na implementação das políticas de saúde no estado com transparência, envolvendo a sociedade no controle das ações e do uso dos recursos. Trabalha em parceria com as secretarias estaduais e municipais para garantir que as ações de saúde sejam integradas e coordenadas, fortalecendo o SUS e ampliando o atendimento a toda a população.
Contato
- Endereço: Av. Parnamirim, 295, Edifício Serpro, Recife-PE, CEP 52060-901
- E-mail: sems.pe@saude.gov
- Telefone: (81) 2011-5581

