Sobre o Programa
O Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadoras Populares de Saúde (AgPopSUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, ancorada na Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS). Contribuir para a atuação dos movimentos sociais e populares na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do direito à saúde é o principal objetivo do programa, que busca fortalecer o protagonismo popular e a articulação de saberes nos territórios.
Os agentes de Educação Popular em Saúde atuam em defesa do SUS nas comunidades em que vivem, contribuindo com trabalhadores e trabalhadoras da equipe de saúde da família, a partir do incentivo à participação da população nos conselhos locais de saúde, no combate à desinformação e na promoção de ações para potencializar o acesso à saúde.
Objetivos e metas
Objetivo
Fortalecer e continuar a construção de um SUS acessível a todas e todos, o AgPopSUS tem formado uma Rede Nacional de Agentes Educadores e Educadoras Populares.
Curso de formação para agentes educadores e educadoras populares de saúde
Ampliação do acesso a informações verdadeiras e de qualidade sobre o SUS
Apropriação da comunidade sobre os direitos das pessoas à saúde
Reconhecimento do trabalho de comunicação e educação popular de movimentos sociais integradores da comunidade
Fortalecimento de conceitos ampliados de saúde, como bem-estar e bem-viver
Meta
Formação 11 mil Agentes Populares em Saúde
Público Alvo
O AgPopSUS está em todo o território nacional. Para atender as necessidades especificas da população da Amazônia Legal e Pantanal Sul-Mato-Grossense, o Ministério da Saúde fez um chamamento exclusivo para a região.
| Educadores | Agentes populares e agentes populares de saúde formados(as) durante a pandemia da covid-19; conselheiros(as) locais de saúde; e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada, que atuem e/ou residam nos territórios dos estados, podendo ter ou não experiência prévia de formação em cursos de agentes populares. |
|---|---|
| Educandos | Pessoas interessadas nas práticas tradicionais e populares de cuidado, comunicação e educação popular em saúde. |
As iniciativas de Educação Popular em Saúde tomadas pelos movimentos sociais populares foram fundamentais para salvar vidas durante a pandemia da covid-19. Portanto, é fundamental contar com essas ações para reforçar o direito à saúde e seguir construindo o SUS.
Como participar
Inscrição dos movimentos sociais populares
Indicação de educadores populares
Formação imersiva
Divulgação do resultado da seleção final
Organização da turma
Participação dos educandos
As pessoas inscritas como educandos têm algumas responsabilidades:
- Participar de todo o curso, que tem 160 horas de duração;
- Estar presente em pelo menos 75% das atividades. Isso é essencial para receber o certificado no final do curso;
- Fazer as tarefas e participar ativamente, tanto nas aulas quanto nas ações no território.

