Quem somos?
A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Piauí (SEMS/PI) é a representação do Ministério no estado, responsável por apoiar a execução das políticas públicas de saúde e fortalecer a integração entre a União, o governo estadual e os municípios. Atua oferecendo suporte técnico e administrativo, promovendo a articulação interfederativa, acompanhando a aplicação dos recursos federais e contribuindo para o aprimoramento da gestão e da atenção à saúde no território piauiense.
Além disso, desempenha um papel estratégico no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo mais qualidade e eficiência nos serviços prestados à população.
Objetivo
Executar atividades técnico-administrativas e de apoio logístico aos órgãos do Ministério da Saúde, além de praticar todos os atos necessários para o funcionamento e atuação desses órgãos no estado.
Meta
Representar institucionalmente o MS no Piauí, por meio da participação ativa na gestão e execução das ações do SUS no estado. Apoiar o governo estadual, os municípios, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e demais atores locais no planejamento de ações de saúde, garantindo que esses planejamentos estejam alinhados às diretrizes dos conselhos e às políticas pactuadas no âmbito do SUS pela União, Estado e municípios.
Áreas de atuação
Serviço de Logística Administrativa (SELOA)
Cuida da administração de materiais e patrimônio, orçamento e finanças, gestão documental e serviços gerais. Também é responsável pela infraestrutura física, transporte e tecnologia da informação e comunicação.
Cuida da administração de materiais e patrimônio, orçamento e finanças, gestão documental e serviços gerais. Também é responsável pela infraestrutura física, transporte e tecnologia da informação e comunicação.
Serviço de Gestão de Pessoas (SEGEP)
Responsável por planejar, acompanhar e executar as atividades de gestão de pessoas na SEMS/PI, de acordo com as diretrizes da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas.
Responsável por planejar, acompanhar e executar as atividades de gestão de pessoas na SEMS/PI, de acordo com as diretrizes da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas.
Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa (SEINP)
Executa, monitora e avalia ações de apoio institucional para a implementação de políticas do SUS, no âmbito federal, em articulação com instituições de saúde, educação e controle social.
Executa, monitora e avalia ações de apoio institucional para a implementação de políticas do SUS, no âmbito federal, em articulação com instituições de saúde, educação e controle social.
Divisão de Transferência de Recursos (DITRE)
Realiza a habilitação, acompanhamento da execução, ajustes, análise de prestação de contas e registros contábeis, além de iniciar procedimentos de tomada de contas especial referentes à transferência de recursos via convênios.
Realiza a habilitação, acompanhamento da execução, ajustes, análise de prestação de contas e registros contábeis, além de iniciar procedimentos de tomada de contas especial referentes à transferência de recursos via convênios.
Serviço de Auditoria (SEAUD)
Apoia e executa auditorias para garantir a boa aplicação dos recursos e a qualidade das ações de saúde.
Apoia e executa auditorias para garantir a boa aplicação dos recursos e a qualidade das ações de saúde.
Benefícios para a população
A presença da SEMS no Piauí aproxima o Ministério da Saúde da população, fortalece a representatividade da pasta, viabiliza a aplicação de recursos e assegura a execução efetiva das políticas públicas de saúde no estado.
Contato
- Endereço: Rua Magalhães Filho; Número 519 - Bairro Centro/Norte Teresina/Piauí - CEP: 64000-128
- E-mail: sems.pi@saude.gov
- Telefone: (86) 3326-2100

