Vacinar é continuar cuidando de você e de quem você ama.
Cada um faz a sua parte e incentiva o outro a fazer também.
Grupos Especiais
Se você faz parte de grupos especiais e ainda não tomou a sua dose periódica contra a Covid-19 este ano, vá até a Unidade Básica de Saúde mais próxima e mantenha sua vacinação em dia.
Entenda como o vírus se espalha
Qualquer pessoa pode pegar Covid-19, porque o vírus se espalha facilmente. Depois de ter a infecção, a maioria desenvolve anticorpos em 2 a 4 semanas, mas esses níveis podem cair com o tempo, o que permite raras reinfecções, principalmente depois de 90 dias.
Cuide-se e faça a sua parte para evitar a transmissão
Use máscara quando necessário, mantenha a vacinação em dia, higienize as mãos e garanta boa ventilação nos ambientes. Mesmo quem não tem sintomas pode transmitir o vírus.
O coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, é transmitido de três formas:
Gotículas
São liberadas ao tossir, espirrar ou falar e podem atingir quem está a menos de 1 metro de distância
Contato direto
Contato direto com secreções de pessoas infectadas ou superfícies contaminadas e pôr as mãos no rosto (boca, nariz ou olhos).
OBS: Tocar a pessoa não transmite
Aerossóis
Partículas menores e mais leves que as gotículas podem permanecer suspensas no ar por horas e alcançar distâncias superiores a 1 metro. Isso ocorre principalmente em locais fechados e mal ventilados, ou durante atividades em grupo que exigem esforço respiratório, como cantar, gritar ou praticar exercícios.
Mesmo com casos leves na maioria das pessoas, a Covid-19 ainda pode causar complicações graves e sintomas que duram semanas ou meses.
Algumas pessoas podem sofrer com condições pós-COVID, sintomas persistentes que afetam diferentes sistemas do corpo, como pulmões, coração e cérebro, além de impactos psicológicos.
Isso pode ocorrer mesmo em casos leves e continua sendo estudado. Crianças e adultos podem desenvolver síndromes inflamatórias sérias, que exigem hospitalização.
Vacinar é a melhor forma de reduzir os riscos e proteger todas as idades.
A maioria dos casos de Covid-19 tem sintomas leves e pode ser cuidada em casa com orientação médica.
Para quem tem maior risco de complicações, o SUS oferece um remédio antiviral (nirmatrelvir + ritonavir) que ajuda a evitar internações e casos graves.
Ele é indicado para pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19, com sintomas leves ou moderados, que não precisam de oxigênio, e que fazem parte de grupos mais vulneráveis, como:
Tem gente espalhando de tudo por aí, mas com informação, bom senso e cuidado, ninguém cai na armadilha da desinformação.
A vacina é eficaz.
A vacina não causa infertilidade.
A vacina não altera o DNA.
A vacina não tem chip de rastreamento.
Acesse MEU SUS DIGITAL para acessar as informações de saúde e histórico de vacinação
E agora, o que fazer?
Busque sempre informações confiáveis, mantenha suas vacinas em dia e, se precisar, procure a UBS mais próxima!

