Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos
O Painel de Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos - VSPEA é uma ferramenta estratégica desenvolvida para qualificar a gestão e fortalecer a Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil. Possui entre seus objetivos ampliar a divulgação de informações relacionadas a vigilância em saúde das populações expostas a agrotóxicos, fortalecendo o controle a participação social.
Sua estrutura contempla um conjunto de informações integradas, que permitem acompanhar a meta estabelecida no Plano Nacional de Saúde (PNS) 2024 -2027, que prevê “Alcançar a implantação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) em todos os municípios prioritários” e seus respectivos critérios de implantação. Além disso, oferece subsídios para a análise do perfil epidemiológico das intoxicações exógenas por agrotóxicos notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), dos óbitos relacionados registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e das internações associadas às intoxicações no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).
O painel também apresenta informações sobre as populações em situação de maior vulnerabilidade, dados sobre a cadeia produtiva dos agrotóxicos e a estimativa de uso por municípios, contribuindo para uma visão ampla e qualificada dos cenários de exposição, subsidiando a tomada de decisões em todas as esferas de gestão do SUS.
O painel é desenvolvido pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, com apoio da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador.