Nós na Rede
O Projeto Nós na Rede é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da Educação Permanente em Saúde. O projeto deve qualificar mais de 42 mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no cuidado de pessoas em sofrimento mental e aquelas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, além de pessoas em conflito com a lei.
A oferta formativa, com o início previsto para maio deste ano, tem carga horária de 120 horas (90 horas na modalidade EaD e 30 horas presenciais), divididas em quatro unidades:
- Atenção psicossocial e cuidado em liberdade.
- Articulação de estratégias de cuidado, cooperação no território e fortalecimento da Raps.
- Acolhimento e cuidado a pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei.
- Atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas.
A ação, que ofertará vagas para todos os trabalhadores(as) da Rede de Atenção psicossocial do país, prevê alcançar profissionais com diferentes níveis de formação – com graduação, nível médio e técnico.
Entre os propósitos do curso também está a reorganização de práticas das equipes para realizar iniciativas inovadoras que promovam transformação de vidas e inserção social, tendo como eixo norteador a estratégia da redução de danos. O alcance dos resultados responderá às demandas da reforma psiquiátrica e à Política de Saúde Mental ao redirecionar o modelo de atenção em saúde, assim como fortalece o SUS no cumprimento de seus princípios e diretrizes.
Adesão
Os estados e municípios interessados em integrar essa iniciativa devem formalizar sua adesão para garantir a oferta do curso à seus trabalhadores(as) da saúde mental. A adesão possibilita a qualificação das equipes, com a ampliação da capacidade de acolhimento e promoção de um cuidado mais humanizado.
Para aderir ao Projeto Nós na Rede, a gestão municipal ou estadual deve fazer o download do ofício circular, que tem como anexo um modelo de ofício resposta, e enviar para o e-mail nosnarede@saude.gov.br com a manifestação de interesse e indicação do número de vagas, que pode contemplar a totalidade dos trabalhadores(as) da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do estado ou município.