Webinário Tudo o que você precisa saber sobre o Censo que qualificará o CNES
No dia 15 de julho de 2025, o Ministério da Saúde (MS) realiza o Webinário Tudo o que você precisa saber sobre o Censo que qualificará o CNES, às 14h30. O objetivo é discutir sobre o Censo da Força de Trabalho na Saúde, sua metodologia de coleta e análise, além de abordar as responsabilidades atribuídas a gestoras(es) e responsáveis pela validação das informações nos estabelecimentos de saúde. Realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília), a iniciativa faz parte das ações de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho na Saúde.
Participam do encontro:
- Felipe Proenço - Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS)
- Evellin Bezerra - Diretora de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde (DEGERTS/SGTES/MS)
Mediadora
- Lívia Angeli - Coordenadora-Geral de Políticas Remuneratórias e Planejamento da Força de Trabalho na Saúde (CGPRP)
Palestrantes
- Musa Denaide - Servidora do Ministério da Saúde e coordenadora substituta na Coordenação-Geral de Gestão de Sistemas de Informações em Saúde (CGSI/DRAC/SAES/MS), do Departamento de Regulação Assistencial e Controle, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde
- Luanna Costa - Especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e gerente do Núcleo de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde na mesma coordenação (CGSI/DRAC/SAES/MS)
- Lisiane Boer - coordenadora do Projeto Informação e Gestão do Trabalho na Saúde e professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Entenda mais
O Censo da Força de Trabalho na Saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), voltada à coleta, atualização e qualificação das informações relativas aos profissionais que atuam nos estabelecimentos de saúde em todo o Brasil.
Com essa ação estratégica, busca-se aprimorar o conhecimento sobre a composição da força de trabalho, subsidiando o planejamento, a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito da saúde.
A expectativa é alcançar 100% dos estabelecimentos de saúde do País, promovendo cobertura nacional integral e contribuindo para o fortalecimento da gestão da força de trabalho no setor. Nessa fase inicial, o Censo será implementado como projeto-piloto no estado de Mato Grosso do Sul (MS) e no Distrito Federal (DF).
Ministro destaca importância do Censo da Força de Trabalho na Saúde
Programação
- 14h30 às 14h40 – Abertura
- 14h40 às 14h55 – Contexto e importância do projeto
- 14h55 às 15h20 – As representantes do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC), abordarão sobre o Papel e importância do CNES e qualificação de dados; a coordenadora do projeto Lisiane Boer irá apresentar sobre os objetivos e a estrutura do projeto, além das etapas de formação e recenseamento, destacando a responsabilidade das(o) gestoras(es) do estabelecimento de saúde na manutenção e atualização das informações, bem como as funcionalidades do portal do Centro Nacional de Informações do Trabalho em Saúde (Cenits), enfatizando sua relevância para o planejamento e gestão da força de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).
- 15h20 às 15h25 – Demonstração do Sistema
- 15h25 às 15h40 – Momento para dúvidas e encerramento