Dados SB Brasil
Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal: Brasil, zona urbana, 1986
Foi o primeiro estudo de abrangência nacional realizado no Brasil, fornecendo informações sobre a condição de saúde bucal da população residente na zona Urbana. Foi o primeiro estudo de abrangência nacional realizado no Brasil, fornecendo informações sobre a condição de saúde bucal da população residente na zona Urbana. Anteriormente a esse estudo predominava a ideia de necessidades de tratamento da população brasileira seria de tal magnitude que impediriam o êxito de quaisquer propostas de planejamento de saúde bucal baseado nesse tipo de inquéritos, promovendo a ideia de não realização desses estudos. (BRASIL, 1986)
Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal 1996 - Cárie dental
Decorridos 10 anos do 1° levantamento, o Ministério da Saúde, através da Área Técnica de Saúde Bucal e em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia - Nacional, Conselho Federal de Odontologia (CFO) e as Secretarias Estaduais de Saúde, realizou o 2º Levantamento, buscando verificar as alterações ocorridas no perfil da população brasileira. A Área Técnica de Saúde Bucal trabalhou, em um primeiro momento, pesquisando somente a cárie dental em crianças na faixa etária de 6 a 12 anos de escolas públicas e privadas das 27 capitais e do Distrito Federal, visando um referencial para o desenvolvimento das ações preventivas do SUS. Este levantamento foi processado pelo Departamento de Informática do SUS - DATASUS, apoiando o desenvolvimento, confecção e processamento das fichas utilizadas, bem como a criação de aplicativos para apuração e disseminação dos resultados do levantamento.
Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira - SB Brasil 2003
O SB Brasil 2003, , ao todo, informações de mais de 100 mil exames, realizados em todas as regiões do país, e mapeou a saúde bucal do povo brasileiro. Os dados dessa pesquisa orientam a condução das ações do Brasil Sorridente.
Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira - SB Brasil 2010
Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
Esta pesquisa faz parte desse processo histórico que se ampliou e aprofundou com o Projeto SB Brasil 2003 , o qual proporcionou um dos mais completos diagnósticos populacionais da saúde bucal do Brasil.
- Banco de Dados SB Brasil 2010
(Preencha a solicitação e envie um e-mail para cosab@saude.gov.br com o formulário assinado para ter acesso aos dados) - Relatório final SB Brasil 2010
- Apresentação de divulgação do SB Brasil 2010
- Dicionários de variáveis da SB Brasil
Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira - SB Brasil 2023
A edição mais recente da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal foi denominada SB Brasil 2023 e marca a continuidade de pesquisa feitas em 2003 e 2010, consolidando assim uma série histórica. A pesquisa, prevista para ser realizada em 2020, teve sua execução estendida em decorrência das dificuldades estruturais e logísticas impostas pela emergência sanitária causada pela pandemia de COVID-19.
O estudo foi encerrado no primeiro semestre de 2024 e traz dados atualizados sobre o perfil epidemiológico da saúde bucal dos brasileiros através da identificação das doenças bucais mais prevalentes: a cárie dentária, as doenças periodontais e os traumatismos dentários, bem como a porcentagem da população brasileira livre de lesões de cárie dentária. Além disso, o SB Brasil levantou dados sobre a condição de oclusão dentária da população, a necessidade de próteses dentárias e sobre a necessidade e urgência de tratamentos odontológicos da população brasileira.
O SB Brasil 2023, como parte do componente vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, se integra à série histórica iniciada com os Projetos SB Brasil 2003 e 2010, dando continuidade a um processo essencial para o planejamento e a melhoria dos serviços de saúde bucal no País.
- Banco de Dados SB Brasil 2023
(Preencha a solicitação) - Relatório Final SB Brasil 2023
- Projeto Técnico SB Brasil 2023