Análise das incapacidades provocadas pela hanseníase no Brasil
O documento Inquérito das Incapacidades na Hanseníase no Brasil reúne informações detalhadas sobre as condições de saúde, deficiências e incapacidades físicas relacionadas à hanseníase.
O documento Inquérito das Incapacidades na Hanseníase no Brasil reúne informações detalhadas sobre as condições de saúde, deficiências e incapacidades físicas relacionadas à hanseníase.
A Estratégia Nacional para Enfrentamento à Hanseníase 2024-2030, que foi elaborada em oficina representativa, com metodologia participativa e que incluiu os principais interessados na temática: gestores dos três níveis de governo das áreas técnicas de Vigilância, além da APS e da Saúde da Pessoa com Deficiência; representantes da academia, de pessoas acometidas pela hanseníase, de movimentos sociais e de centros de referência.
Trata-se de uma publicação de apoio às coordenações estaduais e municipais de hanseníase. A inclusão de exercícios práticos como conteúdo transversal em todo o material possibilita o uso do Manual em capacitações de profissionais de saúde.
Este guia contém orientações e sugestões práticas de como organizar, implementar e desenvolver grupos de autocuidado. Visa auxiliar e apoiar profi ssionais de saúde e pacientes com hanseníase que buscam desenvolver ações de saúde no campo do autocuidado e da inclusão social.
Este manual tem como objetivo padronizar as diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública no Brasil.
Hanseníase - Conhecendo estigma, discriminação e os direitos das pessoas acometidas pela hanseníase
Este manual tem o propósito de subsidiar estados e municípios, por meio do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, estão sendo publicados um conjunto de manuais revistos e atualizados: Prevenção de incapacidades; Condutas para úlceras em hanseníase e diabetes; Condutas para alterações oculares em hanseníase; Reabilitação e cirurgia em hanseníase; e Adaptações de palmilhas e calçados.
Este material técnico instrucional pretende oferecer subsídios à equipe de saúde para atualização, direcionamento e reordenamento de suas ações em relação à assistência prestada aos pacientes com úlceras em nosso país.
Este carderno traz algumas orientações para você, contém uma agenda para as reuniões do grupo e dados de acompanhamento para as autoavaliações mensais de olhos, de nariz, de braços e mãos e de pernas e pés.
Essas orientações têm como propósito uniformizar conceitos e condutas e auxiliar profi ssionais de saúde na tomada de decisões sobre essa terapêutica e seu acompanhamento.
Este manual tem a intenção de oferecer um conteúdo básico atualizado que ajude na divulgação dos sinais e sintomas da hanseníase, no acolhimento aos doentes e na vigilância da doença.
Esta cartilha apresenta orientações sobre cuidados que você pode adotar para evitar problemas com seus olhos, nariz, mãos e pés. Ela contém, ainda, sugestões de exercícios que podem ajudá-lo(a) a prevenir ou melhorar as incapacidades e deformidades causadas pela hanseníase.
O objetivo desta publicação é oferecer aos tomadores de decisão, sejam eles gestores, profissionais de saúde ou usuários, informações para subsidiar a análise da situação de saúde, prevenção e tratamento das incapacidades físicas relacionadas à hanseníase.
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGDE/DCCI/SVS), publicou edital para identificar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da hanseníase.
Este guia prático sobre a hanseníase tem por objetivo auxiliar os profissionais de saúde no âmbito da vigilância, atenção básica e demais níveis de atenção.