Notícias
EXPOSIÇÃO AO CHUMBO
Ministério da Saúde promove série de webinários sobre exposição ao chumbo e vigilância em saúde ambiental
O Ministério da Saúde promove entre os dias 20 e 22 de outubro uma série de webinários sobre exposição ao chumbo, em alusão à Semana Internacional de Prevenção da Intoxicação por Chumbo, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é informar, difundir conhecimento e fortalecer as ações de vigilância e saúde ambiental voltadas à identificação, tratamento, prevenção e notificação de casos de intoxicação exógena por esse metal pesado.
O primeiro encontro, realizado no dia 20 de outubro, abordará o tema “Diagnóstico, tratamento e notificação de intoxicações exógenas”. A abertura será conduzida por Agnes Soares da Silva, diretora de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, e Eliane Ignotti, coordenadora-geral de Vigilância em Saúde Ambiental. As palestras discutirão desde a vigilância em saúde das populações expostas a contaminantes químicos, com Fernanda Junqueira Salles, até o diagnóstico e tratamento das intoxicações exógenas por chumbo, apresentado por Andrea Franco Amoras Magalhães, além da notificação de casos, tema de Débora de Sousa Bandeira.
No segundo dia, 21 de outubro, o foco será “Vigilância, prevenção e ação comunitária”. O webinário contará com a mediação de Ranieri Flavio Viana de Sousa e palestra de Fernanda Junqueira Salles, que abordará os riscos da exposição ao chumbo e os desafios para a saúde pública e caminhos para a proteção. O encontro pretende promover a disseminação de informações e o fortalecimento das ações de saúde ambiental voltadas à prevenção dos riscos, destacando a importância do engajamento comunitário nas estratégias de vigilância.
Encerrando a programação, no dia 22 de outubro, o tema será “Experiência estadual da vigilância em saúde”, com a participação de Manuela Sampaio Souza Santos, da Secretaria de Saúde da Bahia. A palestra apresentará a experiência do estado na elaboração do protocolo de vigilância e atenção à saúde da população exposta ao chumbo, destacando a importância da integração entre estados e municípios na resposta a situações de contaminação.
Os webinários são direcionados a gestores e profissionais de saúde que atuam nas áreas de vigilância em saúde e ambiente, e visam ampliar o conhecimento técnico-científico sobre o tema, reforçando o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção da saúde da população e o fortalecimento das ações de prevenção à exposição a substâncias tóxicas.
João Moraes
Ministério da Saúde