Notícias
PREVENÇÃO
Ministérios do Esporte e das Mulheres promovem ação de enfrentamento à violência contra a mulher no clássico Fla x Flu, no Maracanã neste domingo (25)
Fla x Flu
Durante o clássico entre Flamengo e Fluminense, neste domingo (25), no Estádio do Maracanã, os Ministérios do Esporte e das Mulheres realizam uma ação institucional de enfrentamento à violência contra a mulher para reforçar a mensagem de que, diante desse crime, a rivalidade esportiva não entra em campo.
A iniciativa parte do princípio de que clubes, atletas, torcedores e instituições podem e devem se unir para promover a conscientização, estimular a denúncia e combater a violência de gênero, especialmente em contextos de grande mobilização social, como os grandes jogos do futebol brasileiro.
Para o ministro do Esporte, André Fufuca, o futebol tem um papel social que vai além da competição. “O esporte educa, mobiliza e influencia comportamentos. O futebol, por exemplo, alcança milhões de brasileiros todos os dias e, por isso, os estádios também precisam ser espaços de conscientização e de defesa da vida”, afirmou.
Segundo o ministro, que assiste ao jogo no Maracanã neste domingo, a ação chama atenção para dados preocupantes. “Em dias de jogo, os casos de agressão contra mulheres aumentam, e isso exige uma resposta firme do poder público e da sociedade. Violência não é rivalidade, não é emoção do jogo e muito menos cultura. Violência é crime. O esporte brasileiro entra em campo para combatê-la, dentro e fora dos estádios.”
Fufuca acrescentou ainda que esta é a primeira de uma série de ações. “Nós estamos em contato com as confederações pra levar esse movimento de enfrentamento à violência contra a mulher a todos os estádios do Brasil. Agradeço muito à direção do Fluminense e do Flamengo, grandes parceiras no dia de hoje, e queremos estender esse convite a todos os clubes brasileiros”, finalizou.
A ativação acontece em dois momentos da partida. O primeiro será antes do início do jogo e o segundo no intervalo, quando gandulas entram em campo com uma faixa com uma mensagem de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação será acompanhada da exibição de um vídeo animado nos telões do Maracanã, produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte.
Ligue 180 e denuncie
O vídeo destaca que no Brasil, quatro mulheres são vítimas de feminicídio todos os dias, muitas dentro de casa, e as agressões aumentam cerca de 25% em dias de jogos. A mensagem reforça que violência não é futebol, é crime e divulga o canal de denúncia Ligue 180. Para a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, o posicionamento do futebol é estratégico no enfrentamento à violência de gênero.
“O futebol é uma das maiores expressões culturais do país e tem um enorme poder de mobilização social, especialmente entre os homens. Quando esse esporte se posiciona contra a violência, ajuda a romper o silêncio, questionar comportamentos e reforçar que o respeito às mulheres é um valor inegociável e que precisa estar dentro e fora dos campos”, destacou.
Após as ações no estádio, a campanha segue nas redes sociais do governo do Brasil e dos Ministérios do Esporte e das Mulheres. Com a iniciativa, os Ministérios do Esporte e das Mulheres reafirmam o compromisso do Governo do Brasil com a proteção das mulheres, o combate à violência de gênero e a promoção de uma cultura de respeito dentro e fora dos estádios.
Serviço
Ativação: Fla x Flu – Contra a Violência contra a Mulher
Local: Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: A partir das 18h
Assessoria de Comunicação
Ministério do Esporte
Ministério das Mulheres
Governo do Brasil