Notícias
NOTA OFICIAL
Ministérios das Mulheres e do Esporte repudiam novo episódio de machismo, desta vez contra árbitra no Campeonato Paulista
Mais uma vez, o Ministério das Mulheres e o Ministério do Esporte se manifestam diante de um novo e absurdo episódio de machismo no futebol brasileiro. As pastas repudiam com veemência as declarações do zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, e manifestam solidariedade à árbitra Daiane Muniz, bem como apoio a todas as mulheres que atuam no futebol, dentro e fora de campo.
Daiane Muniz é uma árbitra FPF/CBF/FIFA altamente qualificada e um homem na mesma posição jamais seria desqualificado pelo fato de ser homem. Ainda que houvesse discordância sobre sua atuação, sua competência não seria questionada por ser homem. Esse é o ponto central que precisa ser enfrentado.
O respeito às mulheres é inegociável. Mulher deve estar onde ela quiser — no campo, na arbitragem, na gestão, na imprensa ou em qualquer outro espaço. Ser mulher não diminui competência, autoridade ou capacidade.
Seguiremos firmes na promoção da igualdade e no enfrentamento de qualquer forma de discriminação no esporte brasileiro. Vamos acompanhar atentamente os desdobramentos do caso na Justiça Desportiva, confiando na apuração dos fatos e na responsabilização cabível.
Ministério do Esporte
Ministério das Mulheres