Uso de dados por MPEs
O atual contexto econômico, marcado pelos resultados da pandemia do Covid 19 tem levado as empresas a um forte ritmo de digitalização. Em tal cenário, o uso de dados passa a ser cada vez mais relevante. No entanto, o uso de dados de forma a ser convertido em benefícios concretos para as empresas não é algo trivial, requer investimentos e conhecimento especializados. Esse desafio mostra-se ainda maior para as empresas de menor porte, que possuem recursos mais escassos e têm sido mais fortemente afetadas pela conjuntura econômica atual.
Assim, considerando o contexto apresentado, identificou-se como problema a dificuldade no uso de dados de forma a ser convertido em melhoria de competitividade para micro e pequenas empresas do setor de comércio.
Para o aprofundamento do problema e construção de proposta de solução, foi realizada contratação de consultoria especializada, por meio da parceria SEPEC-PNUD, para realizar diagnóstico sobre o uso de dados, assim como estudo sobre práticas internacionais relacionadas ao incentivo da utilização da análise de dados (gestão de dados e big data) por parte de empresas de pequeno porte como forma de melhoria da competitividade, com foco no setor de comércio, considerando um contexto em que as legislações de proteção de dados trazem regras e limitações ao uso dos dados.
O estudo está em desenvolvimento e os principais achados serão publicados e submetidos à avaliação.