Notícias
RAÍZES COMEX
Empresas brasileiras premiadas por inclusão racial iniciam jornada de internacionalização
Iniciativa inédita aproxima diversidade e comércio exterior e apoia expansão de negócios liderados por pessoas negras
Na última sexta-feira (12/09), a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) deu início à Jornada de Capacitação para Internacionalização das 19 empresas vencedoras da categoria Jornada Global, do 1º Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior. A ação marca um passo inédito: unir inclusão racial e internacionalização de negócios.
O prêmio integra o programa Raízes Comex, promovido pelo MDIC e pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). O objetivo é ampliar a presença de profissionais negros em cargos de liderança, apoiar empresas lideradas por pessoas negras na expansão global e difundir boas práticas de diversidade e equidade no setor.
Voltada a empresas que ainda não exportam ou estão no início da internacionalização, a Jornada Global oferecerá, nos próximos meses, encontros coletivos com especialistas, mentorias individuais em propriedade intelectual, treinamento para pitch, consultoria em negócios personalizada do Banco do Brasil e oportunidades de networking.
Para o coordenador-geral de Promoção de Exportações e Assuntos Internacionais da Secex, Lázaro Coelho de Deus Lima, a iniciativa representa um marco histórico no comércio exterior. “A ação tem o potencial de gerar efeitos duradouros e promover mudanças profundas, ao responder à lacuna histórica de representatividade negra em posições de liderança”, afirmou o coordenador-geral.
A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MDIC, Lázara Cristina do Nascimento de Carvalho, destacou a importância de dados e estatísticas que evidenciem a baixa participação de pessoas negras no setor, como base para políticas públicas de inclusão.
Já a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Alves, ressaltou que a diversidade é fator estratégico para aumentar a competitividade nacional, fortalecer a equidade racial, promover justiça social e enriquecer o tecido de inovação e representatividade do país.
A abertura contou ainda com a presença de Tamiles Alves, da Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas do MIR; José Renato Carvalho Gomes, chefe do Escritório de Difusão Regional Sudeste do INPI; e Alexandre Winicius da Costa Machado, gerente-executivo do Banco do Brasil.
Com o Prêmio e a Jornada de Capacitação, o comércio exterior brasileiro inaugura uma nova fase: a diversidade, a inclusão racial e a internacionalização passam a caminhar juntas para ampliar a projeção global do Brasil.
Raízes Comex
O programa do MDIC nasceu a partir de um estudo da Secex que revelou a baixa representatividade racial no comércio exterior, especialmente em cargos de liderança. A iniciativa busca ampliar a presença de pessoas negras no setor por meio de capacitação, promoção comercial, incentivo à inclusão nas empresas e valorização de negócios liderados por empreendedores negros, em alinhamento com a Política Nacional da Cultura Exportadora.