Notícias
SUSTENTABILIDADE
CBA e a empresa Getter estão entre vencedores do Prêmio Finep de Inovação 2025 na região Norte
Crédito: Divulgação/CBA
O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em parceria com a empresa Getter, foi um dos vencedores do Prêmio Finep de Inovação 2025 – Região Norte, entregue na quarta-feira (24/09) na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O CBA levou o prêmio na categoria Transformação Digital da Indústria com o projeto “Uso de Inteligência Artificial na otimização do processo e controle da qualidade da manufatura da bioeconomia amazônica”.
Desenvolvido por pesquisadores do CBA e da empresa Getter, o projeto consiste no desenvolvimento de uma técnica inovadora, com uso de inteligência artificial, para reduzir a ação do fungo Aspergillus flavus, um dos microorganismos causadores da aflatoxina, um agente tóxico com presença bastante comum na castanha-do-brasil. Os estudos buscam reduzir os níveis de toxinas em sementes contaminadas, utilizando processos de inativação dos microrganismos ou até de quebra molecular para neutralizar as aflatoxinas.
“Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. É um reconhecimento nacional ao esforço de consolidar a Amazônia como referência em inovação e bioeconomia, aliando tecnologia de ponta e valorização da biodiversidade”, destacou o diretor-geral do CBA, Marcio Miranda.
O Prêmio Finep de Inovação, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), busca divulgar iniciativas inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável e do fortalecimento da competitividade nacional. Os vencedores regionais concorrerão ao prêmio nacional de cada categoria, a ser entregue até o final de 2025, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O CBA é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), instalado no Polo Industrial de Manaus, que tem como objetivo criar alternativas econômicas mediante a inovação tecnológica para o melhor aproveitamento econômico e social da biodiversidade amazônica de forma sustentável.